-
Educadora, crianças e espaços: Construindo experiências e conhecimentos juntos.
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Educadora, crianças e espaços: Construindo experiências e conhecimentos juntos.
Autor
OLIVEIRA, Fabiane Vitiello de
Colaborador
A Casa Tombada - A Vez e a Voz das Crianças.
Descrição
Esta pesquisa pretende identificar quais os diálogos estabelecidos entre a professora, entendida como sujeito do espaço e das experiências que possibilita diariamente às crianças e a sua formação. Diálogos que são vistos como essenciais para oferecer às crianças situações que lhes permitam viver o espaço como uma experiência singular na qual possam criar seus territórios, suas brincadeiras, levantar hipóteses, colocar em jogo estratégias e investigar. Ações entendidas como indispensáveis para o desenvolvimento infantil e promotoras de vínculo, criatividade e conhecimento, considerando que as crianças conhecem e compreendem o mundo por meio da interação com o outro, com os materiais e com o espaço que as rodeia em uma trama de crescimento que constroem no e através do coletivo. A pesquisa será dividida em duas partes: a primeira, uma pesquisa teórica na qual se definirá os conceitos de infância, espaço e aprendizagem à luz de uma concepção centrada no adulto, bem como os mesmos conceitos considerando o currículo centrado na criança, em seus interesses/direitos, no papel do adulto e no espaço entendido como educador. A segunda parte da pesquisa será a coleta de dados, feita por meio de observação, acompanhamento e entrevista de uma educadora de crianças de seis anos de uma escola de ensino fundamental particular da cidade de Guarulhos, em São Paulo. Procurar-se-á responder questões tais como, quem é essa professora que se denomina pesquisadora, qual o seu percurso, como alimenta seu olhar, suas escolhas e as perguntas lançadas através da ambientação dos espaços, quais perguntas realiza para que o material ofertado se enriqueça em contato com as crianças, de que maneira amplia seu conhecimento junto ao grupo que acompanha e, em especial, como essa adulta se entende parte importante dos contextos que oferece ao grupo.
Data
2020
Idioma
Bibliografia
ALFIERI, Maria Victoria e cols. Voces, tramas y escenarios: 40 años en Aletheia. 1ª ed. Buenos Aires: Grupo Maori, 2010 CONTINO, Andrea; Niños, objetos, monstruos y maestros. 1ª ed. Barcelona: Grão, 2009 CABANELLAS, Isabel; ESLAVA, Clara. (orgs) Territorios de la infância: diálogos entre arquitectura y pedagogia. 1ª ed. Barcelona: Grão, 2005 CAGLIARI, Paola; Mostra Sconfinamenti: atravessando fronteiras; encontros com sujeitos vivos e paisagens digitais. 1ª ed. São Paulo: Editora Phorte, 2020 CEPPI, Giulio; ZINI, Michele (orgs). Niños, espacios y relaciones: metaproyecto de ambiente para la infancia. 1ª ed. Buenos Aires: Reggio Children, 2009 EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999 EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Artmed, 2016 FOCHI, Paulo (org) O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no observatório da cultura infantil (OBECI), 1ª ed. Porto Alegre: Paulo Fochi estudos pedagógicos, 2018 FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko; PINAZZA, Mônica. (orgs) Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Reimpressão. Porto Alegre: Artmed, 2007 FORTUNATI, Aldo. A educação infantil como projeto de comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família: A experiência de San Miniato. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009 FORTUNATI, Aldo. A abordagem de San Miniato para a educação de crianças pequeñas: protagonismos das crianças, participação das famílias e responsabilidade da comunidade por um currículo do possível. Pisa: Edizioni ETS, 2014 43 FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. 1ª ed. São Paulo: Panda Books, 2020 GANDINI, Lella. (orgs). O papel do ateliê na educação infantil: A inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2012 HOYEULOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. 1ª ed. Barcelona: Octaedro, 2004 HOYUELOS, Alfredo. Complexidade e relações na educação infantil. 1ª ed. São Paulo: Phorte, 2019 ITALIA, Ayuntamiento de Reggio Emilia. Reglamento nidos y escuelas de la infancia del Ayuntamiento de Reggio Emilia. 1ª ed. Reggio Emilia, 2011 L’ECUYER, Catherine. Educar na curiosidade: A criança como protagonista de sua educação. 4ª ed. São Paulo: Fons Sapientiae, 2016 MACHADO, Izaltina. Educação Montessori: De um homem novo para um mundo novo. 4ª ed. São Paulo: Pioneira, 1986 MUNARI, Bruno. I laboratori tattili. 1ª ed. Mantova: Edizioni Corraini, 1985 OLIVEIRA, Formosinho; Kishimo; Pinazza. Pedagogia(s) da infância. Porto Alegre: Artmed, 2007 PILETTI, Claudino, PILETTI, Nelson. Filosofia e História da educação. São Paulo: Ática, 1988 RINALDI, Carlina. Em diálogo com Reggio Emilia: escuchar, investigar, aprender. 1ª ed. Peru: Grupo Editorial Norma, 2011 RONCA, Vera. Docência e admiração (da imitação à autonomia). 1ª ed. Edesplan 2007 TEDESCHI, Maddalena. Mostra Sconfinamenti: atravessando fronteiras – Encontros com sujeitos vivos e paisagens digitais. 1ª ed. São Paulo: Phorte, 2020 TUBENCHLACK, Diana. Arte com bebês. 1ª ed. São Paulo: Panda Books, 2020 ZABALZA, Miguel. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998