Bibliografia
Barros, M. I.A. Desemparedamento da Infância. 2ª edição, Rio de Janeiro, Criança e
Natureza, Instituto Alana. 2018. 1 tela.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC,
2018. Disponível em: Acesso em 12/06/2023.
BONDÍA, J. L.. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista
Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, jan. 2002.
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC#
DICIO https://www.dicio.com.br/metamorfose/
GOLDSCHMIED, E; JACKSON, S. Educação de 0 a 3: o atendimento em creche.
Tradução: Marlon Xavier. 2ªed. -Porto Alegre: Grupo A, 2006. p.114-160.
KRENAK, A. Futuro é ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LOUV, Richard. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do
Transtorno do Déficit de Natureza. 1. ed. São Paulo: Aquariana, 2016.
LURIA, A. R. Materiales sobre la genesis de la escritura en el niño. In: La
Pscicologia Evolutiva y Pedagogica em la URSS. URSS: Editorial Progresso, p. 43-
70, 1987.
MENDONÇA, R.. Atividades em áreas naturais [livro eletrônico] / Rita Mendonça. --
2. ed. -- São Paulo : Ecofuturo, 2017. 16 Kb ; 1 tela.
NOGUERA, R. Infancialização, Ubuntu e Teko Porã: encruzilhadas das artes,
educação, ética e estética. Childhood and Philosophy. 2018,14 (31):625-644.
OLIVEIRA, M. M. S.; VELASQUES, B. B. Transtorno do Déficit de Natureza na
infância: uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem. Latin American
Journal of Science Education,v. 7, 2020. Disponível
em:http://www.lajse.org/nov20/2020_22020_2.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.
TIRIBA, L e PROFICE, C C. Crianças da Natureza: vivências, saberes e
pertencimento. Educação & Realidade [online]. 2019, v. 44, n. 2 [Acessado 12 julho
-
20
2023], e88370. Disponível em:. Epub 19
Jun 2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623688370.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico- livro para
professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka: Tradução Zoia
Prestes. São Paulo, SP: Ática, 2009.