Bibliografia
ALVES, N. Cultura e cotidiano escolar. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, 2003. CALADO, M. G. Escola e enfrentamento do racismo: as experiências das professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutora em Educação. São Paulo, 2013. COSTA, E. S. Racismo, política pública e modos de subjetivação em um quilombo do Vale do Ribeira. Tese de doutorado apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012. DÁVILA, J. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil 1917-1945. Ed. UNESP. São Paulo, 2006. GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje. Anpocs, 1984. JOHANNES, B. C.L. Fases da Vida: crises e desenvolvimento da individualidade. Tradução de Jayme Kahan. 3. ed. Antroposófica. São Paulo, 1994. LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. MAIA, C.L. Entre gingas e berimbaus: culturas juvenis e escola. Autêntica Editora. Belo Horizonte, 2008. NASCIMENTO, E. L. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Selo Negro. São Paulo, 2014. PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005. SANTOS, A.A.O. “Vai graxa ou samba, senhor?” A música dos engraxates paulistanos entre 1920 e 1950. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo,. 2015 SILVA, U. B. Sobre embranquecimento, miscigenação e apropriação cultural no Brasil. Cadernos CERU V. 27, n. 2, dez. 2016