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Danças Brasileiras: Caminhos para efetivação da Lei 10.639/03
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Documento
Metadados
Título
Danças Brasileiras: Caminhos para efetivação da Lei 10.639/03
Autor
Flávia Shizue Suzuki; Silvana de Jesus Santos
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este artigo é fruto de uma experiência vivenciada junto às crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Estadual Professora Marisa de Mello. Foram realizadas atividades de dança com foco no coco de roda e confecção de turbantes. Os encontros aconteceram na escola e contaram com a participação de todas as crianças da turma e da comunidade escolar. A proposta desse projeto visou contribuir para apontar caminhos para a viabilização da implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. No primeiro encontro foram realizadas discussões sobre tons de pele e tipos de cabelo, seguido de uma oficina de turbante. Já no segundo encontro fizemos aula da Dança do Coco (Canto e Dança). Como resultado pudemos observar que as atividades propostas colaboram diretamente e positivamente para o conhecimento por parte dos participantes de diferentes práticas culturais baseadas nas matrizes africanas. As crianças se mostraram dispostas a conhecer e a compreender as diferenças por meio das conversas sobre colorismo, tons de pele, diferentes tipos de cabelo, e a prática do samba de coco despertou curiosidades a respeito da dança e viabilizou vivência que envolveu ritmo, canto e dança. Deste modo consideramos que nossos objetivos foram alcançados, pois acreditamos que os caminhos de implementação da Lei 10.639/03 passa necessariamente por conhecermos e vivenciarmos nossas culturas de matrizes africanas.
Data
2018
Idioma
Bibliografia
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Editor
Editado por Fernando