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Culturas negras na escola branca: ensaios de um professor de Educação Infantil em busca de uma docência antirracista.
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Documento
Metadados
Título
Culturas negras na escola branca: ensaios de um professor de Educação Infantil em busca de uma docência antirracista.
Autor
Raphael Rodrigues Martins
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este trabalho tem como objetivo investigar a postura de um docente, vindo da periferia, em relação a uma docência antirracista na Educação Infantil de instituições privadas, nas quais a maioria dos alunos são brancos. Antes de responder a essa pergunta, intenciono discutir sobre o racismo que há em mim e sobre sua existência no Brasil e no mundo. Após essas discussões, a partir de minhas experiências e de autores que discutem o racismo (ALMEIDA, 2019; SANTOS, 2007), discorro, para o leitor, sobre a importância de tratar essa questão na Educação Infantil, tanto com as crianças e quanto com os adultos. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, já que se dedica a uma análise crítica dos sentidos e crenças relacionados ao racismo, e bibliográfica, pois revisa a literatura que discute as práticas racistas (LIBERALI; LIBERALI, 2011). Por fim, percebendo a urgência de combater o racismo nesse âmbito, convido os leitores e toda a comunidade escolar a transformar essa realidade através de estudos, mudanças de ideias, de comportamentos e de práticas pedagógicas e curriculares. Com rigor e ética, proponho possíveis caminhos por meio do letramento antirracista e de práticas decoloniais.
Data
2018
Idioma
Bibliografia
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