Bibliografia
ALEIXO, Ricardo. Pesado demais para a ventania. São Paulo: Todavia, 2018. BÂ, Hampaté Amadou. “A tradição viva”. In: História Geral da África. Editado por Joseph Ki-Zerbo. 2ed. Brasília: UNESCO, 2010. BARBOZA, Juliana Jardim. Vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra). Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. CHRISTOV, Luiza Helena da Silva; BRANCO, Ângela Castelo; SIQUEIRA, Tierno de. “O que o discurso literário ensina ao pesquisador”, Simpósio 8 – Pesquisa em educação e metodologias artísticas: entre fronteiras, conexões e compartilhamentos, Santa Maria, RS, 2015. CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. “Espera, experiência e palavra”. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 1, n. 1, mar. 2018. ISSN 1982-8632. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2021. ESPINOSA, Baruch de. Ética. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992. FABIÃO, Eleonora. “Corpo cênico, estado cênico”. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 10 - n. 3 - p. 321-326 / set-dez 2010. FERRACINI, Renato. “A presença não é um atributo do ator”. In: Linguagem, Sociedade, Políticas. 1ª ed. Campinas e Pouso Alegre: RG e Univás, 2014, v.1, p. 227-237. FOUCAULT, Michel. “As técnicas de si”. Traduzido a partir de FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994, Vol. IV, pp. 783-813, por Karla Neves e wanderson flor do nascimento. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de Currículo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Martins, Maria Leda. “Performances da oralitura: corpo, lugar da memória”. In: Letras, nº 26, 2003, p. 63-81. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308 (Acesso: 26/08/2021) Yoshi Oida. O ator invisível. São Paulo: Via Lettera, 2007. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. QUILICI, Cassiano Sydow. “O Conceito de ‘Cultivo de Si’ e os Processos de Formação e Criação do Ator/Performer”. VI Reunião Científica da Abrace. Porto Alegre, 2011. QUILICI, Cassiano Sydow. “Artes performativas, modos de percepção e práticas contemplativas”. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.8, n.15: mai.2018. YONEZAWA, Fernando Hiromi. “Só a alegria produz conhecimento: corpo, afeto e aprendizagem ética na leitura deleuzeana de Spinoza”. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro. Vol. 25, n.48, p. 186-199, Jan-Abr. 2015. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007