Luciana Martins dos Santos Ferreira_ A Vez e a Voz _ T 3
Metadados
Compartilhe
Título
Configurações das mãos e as histórias que elas contam
Autor
Luciana Martins dos Santos Ferreira
Descrição
A proposta do trabalho é refletir sobre “as mãos” no desenvolvimento das habilidades motoras, sociais e culturais das crianças a partir de suas interações nos espaços da Escola e no âmbito da educação infantil. A autora parte de suas observações e de sua experiência como educadora, chamando a atenção para as diversas funcionalidades que a mão exerce na relação das crianças com o mundo, as coisas, as brincadeiras, os colegas e os adultos. Procura estabelecer a importância da observação das mãos como representações ou indicadores de processos cognitivos, emocionais e estéticos.
DURAS, Marguerite. As mãos negativas (1979). https://www.youtube.com/watch?v=UKr1PvBt7SM
FOCILLON, Henri. Elogio da mão. Tradução de Samuel Titan Jr. São Paulo: Instituto
Moreira Salles, 2012. (Clássicos Serrote), 193 Kb, PDF.
LEROI-GOURHAN, André. A libertação da mão. Laboreal [Online], v. 6, n. 2, 2010.
Tradução de João Viana Jorge. Disponível em: http://journals.openedition.org/laboreal/8861. Acesso em: 19 out. 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ROMERO, E. L. G. A gestualidade das mãos: o gesto técnico e o gesto poético.
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda,
[S. l.], v. 3, n. 7, p. 89–98, 2009. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/265. Acesso em: 19 out. 2022.
SAURA, S. C. A Pedagogia do Movimento na perspectiva do lazer. In: CORREIA W.
R.; BASSO L.. (orgs.). Pedagogia do movimento do corpo humano. Várzea
Paulista: Fontoura, 2013. p. 121-140