Com leitura e afeto: uma experiência de formação de professores sobre leitura literária para bebês
Autor
Edileine Fonseca
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este artigo relata um trabalho de formação de professores de Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos, realizado em uma rede pública municipal no estado de São Paulo. A formação ocorreu durante o ano de 2014 e foi executada por uma equipe de formadoras da ONG - Instituto Avisa Lá. O ponto de partida foi a defesa sobre a importância da leitura literária para bebês com referencial teórico embasado nas pesquisas e experiências de Yolanda Reyes, Evélio Cabrejo Parra e Patricia Pereira Leite, entre outros. A questão da pesquisa é apresentar as necessidades que muitos professores têm de se apropriarem das teorias e conseguirem fazer uma transposição desse conhecimento para as suas práticas. A metodologia inspirou-se na retomada do processo e das estratégias formativas. Também aborda as contribuições da observação e da escuta no trabalho das formadoras e no processo educativo com as crianças. As respostas dadas por seis professoras a um questionário sobre suas práticas antes e depois da formação e as filmagens de suas ações com os bebês, ajudaram na reflexão sobre a questão inicial, o percurso vivido e os resultados alcançados.