Descrição
Este Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-graduação – O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos – objetiva traçar um relato sobre o processo de escrita do livro ilustrado Casa de Monstro, resultado da minha participação na Oficina de Criação do Livro Ilustrado, ministrada por Carolina Moreyra e Odilon Moraes. O relato é estruturado em quatro partes: Infância, na qual é explicado como vivências e memórias pessoais estão atreladas a esse processo de criação; Livro, na qual é desvendado como o estudo da literatura infantil e dos livros ilustrados está igualmente atrelado a esse processo de criação; Oficina, na qual são comentados os olhares de Carolina Moreyra e Odilon Moraes acerca dessa criação; e Casa de Monstro, na qual o texto verbal que compõe esse livro ilustrado, assim como uma primeira ideia de storyboard, são compartilhados. Como aporte teórico para o relato, foi utilizado o livro Crítica, Teoria e Literatura infantil, de Peter Hunt, em especial o capítulo “Uma nota para a censura”, que aborda a cadeia de decisões estabelecidas entre o livro e a criança, a qual muitas vezes priva os pequenos leitores das histórias que gostariam e conseguiriam ler; o pequeno e poderoso livro Cinquenta anos de Vidas secas, do professor Antonio Candido, como tentativa de refletir sobre a importância do silêncio em qualquer narrativa, inclusive na que compõe o livro ilustrado; o livro Narrativas do espólio, de Franz Kafka, em especial o artigo O silêncio das sereias, para continuar a abordar o peso que o não-dito emprega na narrativa literária; por fim, e talvez mais importante, o artigo A cultura dos monstros: sete teses de Jerome Cohen, que nos conta o que os monstros que criamos, em especial nas manifestações artísticas, tem a nos ensinar.