-
“Biblioteca? Mas aqui é creche!”: o lugar do livro e da leitura na educação infantil do município de Ribeirão Preto.
- Voltar
Documento
Metadados
Título
“Biblioteca? Mas aqui é creche!”: o lugar do livro e da leitura na educação infantil do município de Ribeirão Preto.
Autor
DORADO, Caroline da C. Moreno
Colaborador
A Casa Tombada - O Livro para infância
Descrição
O trabalho com a primeira infância no âmbito escolar precisa ser insistentemente afirmado e defendido por suas particularidades. Nesse contexto de resistência, a pergunta acerca do lugar que o livro e a leitura ocupam nos documentos oficiais e nas práticas presentes na educação infantil é o que define o tema de interesse sobre o qual esse ensaio se debruça. Por meio do levantamento de legislação e programas oficiais, buscou-se encontrar na letra quais são os meios que podem garantir a presença do livro e da leitura para - e com - os pequenos nessa etapa de ensino, particularmente na rede municipal de Ribeirão Preto (São Paulo), além de discutir seu indispensável papel no trabalho com a primeiríssima infância. Os resultados encontrados demonstram que, apesar dos avanços nesse campo, ainda há muito a se insistir na garantia (e na naturalização) do acesso ao livro e à leitura como um direito de bebês e crianças pequenas.
Data
2021
Idioma
Bibliografia
BAPTISTA, M. C. A leitura, a literatura infantil e os bebês. In: LIMA, E.; FARIAS, F.; LOPES, R. (Orgs.) As crianças e os livros: Reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017. BELMIRO, C. A.; GALVÃO, C. L. O que faz de um livro um produto infantil? In: LIMA, E.; FARIAS, F.; LOPES, R. (Orgs.) As crianças e os livros: Reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017. BONNAFÉ, M. Los libros, eso es bueno para los bebés. México, D.F.: Oceano, 2008. CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 1988. COELHO, N. N. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000. COLASANTI, M. Dia do livro: para Marina Colasanti, não haveria leitores sem livros para crianças. Entrevista concedida ao Blog Brinque Book em 18 de abril de 2018. Disponível em: >https://blog.brinquebook.com.br/sala-deleitura/dia-do-livro-para-marina-colasanti-nao-haveria-leitores-sem-livros-paracriancas/<. Acesso em: 21 de abril de 2018. DURAN, T. Leer antes de leer. Buenos Aires: Aique Grupo Editor: Grupo Anaya S.A.; CONABIP, 2007. KUHLMANN JR., M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998. LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João W. Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: História e Histórias. São Paulo: Editora Ática, 1991. LEITE FILHO, A. G. ; NUNES, M. F. Direitos da criança à educação infantil: reflexões sobre a história e política. In: KRAMER, S.; NUNES, M. F. ; CARVALHO, M. C. Educação Infantil : formação e responsabilidade. 1a ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. LÓPEZ, M. E. Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso. In: BRASIL. Bebês como leitores e autores. Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Caderno 4. Brasília: MEC/SEB, 2016. ______. Um mundo aberto: cultura e primeira infância. Trad. Cícero Oliveira. São Paulo, Instituto Emília, 2018. MARTHA, A. A. P. “História da Literatura Infantil...” (1959), de Nazira Salem: Literatura e Sistema Escolar. In: MORTATTI, M. R. L.; BERTOLETTI, E. N. M.; OLIVEIRA, F. R. (Org.) Clássicos brasileiros sobre literatura infantil (1943-1986). Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. MORENO, C. C. Leitura de imagens na Educação Infantil: análise discursiva. Dissertação (Mestrado). Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Universidade de São Paulo, 2016. ORTIZ e CARVALHO, Interações: ser professor de bebês: cuidar, educar e brincar – uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012. PAIVA, A. Livros Infantis: Critérios de seleção – As contribuições do PNBE. In: BRASIL. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Caderno 7. Brasília: MEC/SEB, 2016. PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO, Referencial Curricular da rede municipal de Ribeirão Preto. Secretaria Municipal da Educação, 2019. REYES, Y. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010. ______. Ler e brincar, tecer e cantar. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. ______. O triângulo amoroso. In: LIMA, E.; FARIAS, F.; LOPES, R. (Orgs.) As crianças e os livros: Reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017. SANJUAN, B. Erase uma voz: el primer libro del bebé. España: Pantalia Publicaciones, 2016. VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929 [Psicologia Concreta do Homem]. Educação e Sociedade. 71. Campinas, SP: Cedes, p. 21-44, julho/2000.