Descrição
A infância é um período da vida em que conceitos, objetos e signos presentes em seu ambiente não são mais que desafios para descobrir, perceber, sentir e entender o mundo. A aproximação com essas características consideradas próprias da infância pode influenciar a formação do narrador? Pode afetar a sua relação com as histórias, as pessoas, a ação de narrar? Analisamos aqui algumas das características geralmente atribuídas à infância e de que modo podem ser identificadas com a atuação do narrador: o jogo, a brincadeira, o olhar inaugural sobre a realidade, a disponibilidade para observar longamente a vida, os seres e os objetos, a imaginação que toca na realidade. Dialogando com Larrosa, Benjamin, Nelson d Oliveria, entre outros autores, escutando crianças e poetas, nota-se que a aproximação com aspectos próprios da infância pode influenciar a formação do narrador. Porém, não há como determinar se está diretamente relacionada com alguma característica que o constitui. Ao final, o testemunho da autora, pautada em sua própria infância, sua longa jornada como educadora de crianças, estudiosa da infância e escritora, revela como a aproximação com certas características atribuídas à criança afetou e afeta a sua atuação como narradora. Conclui, afinal, que a poética da infância é a melhor parte que a constitui como narradora.