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A palavra que lavra a prática democrática. A voz do Conselho Mirim.
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Documento
Metadados
Título
A palavra que lavra a prática democrática. A voz do Conselho Mirim.
Autor
HARMBACH, Marcia Covelo
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Esse trabalho tem como principal intenção demonstrar o papel do Conselho Mirim na Educação Infantil, denotar a influência da participação das crianças na construção da gestão democrática e de um projeto de escola, cujo Currículo fomenta a autoria e o protagonismo de crianças, revendo a cultura adultocentrista em seus fazeres. Conselho evidenciado como ferramenta de diálogo e respeito às vozes infantis, através do qual se exerce a cidadania e a democracia, qualificando a visão das crianças em igualdade com os adultos na tomada de decisões. Dialogicidade que objetiva a transformação da escola em seus tempos e espaços através da escuta atenta, atrelando o que se ouve á criação de possibilidades para viver as infâncias, ampliar conhecimentos, problematizar a realidade local e apontar soluções. Os relatos de experiências vividas com o Conselho Mirim na Emei Dona Leopoldina constatam a marca principal das crianças: a originalidade do olhar sobre o entorno, sendo reconhecida como sujeito de direitos, autora, competente e investiga formas de encantar os lugares tornando-os significativos para todos. Através das descrições das assembleias, reuniões, observações e conversas cotidianas, revela-se a ação da voz das crianças na construção de projetos com sua materialização em parceria com os adultos. Elucida o exercício da cidadania além dos muros da escola como demonstram várias situações de intervenções das crianças na rua, no bairro, na cidade, com os assuntos que lhes dizem respeito. O diálogo com autores ilumina as bases sociológicas da concepção de criança e de participação que sustentam o Conselho Mirim: Paulo Freire, Malaguzzi, Larossa, Adriana Friedmann e Sarmento foram parceiros fundamentais nesse caminhar. O investimento nos pequenos como agentes de transformação de si e do mundo ao seu redor é expresso pelas crianças em suas cem ou mais linguagens e representado aqui por palavras e desenhos que lavram a prática democrática.
Assunto
A vez e a voz das crianças | Cidadania | infâncias | Participação | Protagonismo
Data
2020
Idioma
Bibliografia
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Editor
Editado por Fernando