-
A NATUREZA PRESENTE
- Voltar
Documento
Anexos
Metadados
Título
A NATUREZA PRESENTE
Autor
Beatriz Jabor Hugueney
Descrição
Minha intenção foi deixar que a própria observação me mostrasse as relações e a trajetória que iria percorrer na pesquisa. Aos poucos foram se revelando para mim conexões que apresento neste trabalho, correlacionando com diversos autores em seus estudos sobre a infância e o brincar, e com os estados de criação, invenção e imaginação. Encontro inspiração e fundamento para as costuras e entrelaces que estabeleço com os momentos observados em campo, através do olhar fenomenológico dos escritos de Gaston Bachelard para a infância e nas sua poética do espaço; na pesquisa sobre o brincar telúrico de Gandhy Piorski, Brinquedos de Chão; na experiência educativa da Escola Casa Redonda, através do olhar sensível de Maria Amélia Pereira; nos estudos do corpo e dos gestos do bebê de André Trindade; na importância do saber e do viver da experiência na infância, estabelecendo conexões com o educador Jorge Larrosa; e no reconhecimento de uma cultura própria da infância através de uma escuta sensível e respeitosa às crianças que Adriana Friedmann tanto nos ensina. Seja nas observações das mais simples brincadeiras e explorações em um tanque de areia, ou em encontros e vivências na floresta, o mundo da criança se desvela para mim a partir do entendimento da natureza como presente, como vínculo profundo do que fomos e da natureza que somos.
Data
2022
Idioma
Bibliografia
AZAM, Geneviève. Carta à Terra e a Terra responde. Belo Horizonte: Relicário, 2020
BACHELARD, Gaston. Poética do Espaço. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca, 1974
BACHELARD, Gaston. Poéticas do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Edgard Blucher,
2012. – (Coleção InterAções)
BARROS, Manoel. O Livro sobre o Nada. São Paulo: Editora Record, 1996
BARROS, Maria Isabel Armando [org.]. Desemparedamento da Infância: a escola como
lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: Instituto Alana, 2018.
CUNHA, Anna. Origem. Curitiba: Maralto Edições, 2021
DANTES, Ana. Metamorfose - Flexa 3. Cadernos SELVAGEM. Dantes Editora Biosfera,
2021. E-book. Disponível em Acesso em 30 de out de 2022.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas da
infância. São Paulo: Panda Books, 2020
HILLMAN, James. Código do ser – uma busca do caráter e da vocação pessoal. Rio de
Janeiro: Editora Objetiva, 1997.
HORTÉLIO, Lydia. História de uma manhã. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1987
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras.
Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28.
LOUV, Richard. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno
do déficit de natureza. São Paulo: Editora Aquariana, 2016
MOVIMENTO, Quintais Brincantes. Quintais Brincantes: sobrevoos por vivências
educativas brasileiras. São Paulo: Instituto Alana/Criança e Natureza, 2022. E-book.
Disponível em Acesso em 30 de out de
2022.
NARANJO, Javier (org.). Casa das estrelas: o universo pelo olhar das crianças. São Paulo:
Planeta do Brasil, 2018.
70
NERUDA, Pablo. Livro das Perguntas. São Paulo: Cosac Naify, 2008
KRENAK, Ailton. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras,
2019
LAMEIRÃO, Luiza Helena Tannuri. Observar é preciso, praticar é indispensável. São
Paulo: João de Barros Editora, 2022
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre:
Bookman, 2011.
PEREIRA, Maria Amélia Pinho. Casa Redonda: uma experiência em educação com
crianças. São Paulo: Editora Livre, 2019.
SAURA, Soraia Chung; ECKSCHMIDT, Sandra; ZIMMERMANN, Ana Cristina. Ensaio
sobre um princípio fenomenológico da imagem: as árvores e as crianças. Revista Brasileira
de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. no 2019, n. 12, p. 2019.
TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações sobre o
desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, 2016.
VECCHI, Vea. Art and creativity in Reggio Emilia: exploring the role and potencial of
ateliers in early childhood education. Inglaterra: Routledge, 2010.
ZANON, Sibélia. Educando na Natureza [organização Instituto Ecofuturo; coordenação
Michele Martins], São Paulo: Ecofuturo, 2018. E-book. Disponível em
Acesso em 30 de out 2022.
Sites e links consultados na pesquisa
BARROS, Maria Isabel Armando. O brincar que envolve risco e o imprevisível da vida.
2017. Disponível em Acesso em: 05 de out de 2022
Criança e Natureza. Disponível em Acesso em: 05 de
out de 2022
Instituto Alana. Disponível em Acesso em: 05 de out de 2022
MEIRELLES, Renata. Observar para ver. 2015. Disponível em
Acesso em: 05 de out de 2022
MENDONÇA, Paula. Infância ao ar livre e com autonomia, o legado inspirador de Paulo
Freire. 2021. Disponível em: Acesso em: 05 de out de 2022
71
O COMEÇO DA VIDA 2. Criança e Natureza, 2021. Disponível em Acesso em: 05 de out de 2022
O Território do Brincar. Disponível em Acesso em:
05 de out de 2022
Portal Lunetas. Disponível em Acesso em: 05 de out de 2022
SABOIA, Haroldo. Gesto sobre o Deserto. Disponível em Acesso em: 05 de out de 2022
UM TRATADO SOBRE O TANQUE DE AREIA. Tempo de Creche. 2015. Disponível em
Acesso em: 05 de out de 2022