-
A experiência dos processos de criação de histórias na formação de educadores
- Voltar
Documento
Metadados
Título
A experiência dos processos de criação de histórias na formação de educadores
Autor
DONATO, Renata Silva De
Colaborador
A Casa Tombada - O Livro para infância
Descrição
Esse texto nasce no curso de pós-graduação “O livro para a infância” n’A Casa Tombada e trata sobre a relação entre processos de criação de histórias com a formação de educadores. Organizei esse texto em duas partes. A primeira é sobre a minha experiência pessoal de criação e de narração de histórias em uma aula ministrada pela professora Camila Feltre sobre a materialidade do livro na disciplina “O objeto livro”. Neste relato são abordados os impactos dessa experiência referentes ao meu processo de criação – dos sentimentos, das ideias, das memórias e lembranças que emergiram, das narrativas e histórias que foram construídas. É um relato sobre o que esta experiência gerou em mim e sobre os três livros criados. Desta experiência de criação nasceu a vontade de relacionar esta proposta com a formação de educadores, com isso nasce a segunda parte deste texto. A segunda parte é um relato sobre a experiência na formação dos professores em que cada indivíduo pode “narrar-se”. Conto sobre a proposta que fiz aos educadores: uma retrospectiva do seu percurso profissional, usando como recurso objetos, memórias e lembranças a partir de diferentes linguagens. É um relato sobre o processo de criação e dos resultados desta experiência na sua formação. O interesse deste projeto foi pesquisar as experiências de formação dos professores sob a perspectiva da materialidade das suas histórias. De que ao sentir, criar, pensar, guardar, registrar, falar, ouvir, escrever e contar os seus percursos profissionais, o educador pudesse ter mais consciência da sua trajetória e perceber os sentidos da/na sua ação pedagógica. Utilizei como referências fundamentais o professor espanhol Jorge Larrosa, para dialogar sobre o valor da experiência, a professora universitária e pesquisadora Cecília Almeida Salles, que pesquisa sobre o processo de criação, e a professora d´A Casa Tombada e atuante na formação de professores Luíza Christov, que contribui no embasamento do trabalho ao trazer experiências narrativas para o processo de formação de educadores. Que este texto possa chegar e impregnar de sentido o que fazemos a cada instante, aprimorando toda prática pedagógica com muita invenção e criação.
Data
2021
Idioma
Bibliografia
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade – lembranças de velhos. São Paulo: Editora Tao, 1979. CHRISTOV, Luiza (org.). Narrativas de educadores: mistérios, metáforas e sentidos. São Paulo: Porto de Ideias, 2012. DERDYK, Edith. Linha de costura. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas. Traduzida e publicada em julho de 2001, por Leituras SME; Textos-subsídios ao trabalho pedagógico das unidades da Rede Municipal de Educação de Campinas/FUMEC. Publicação na Revista Brasileira de Educação. SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Fapesp: Annablume, 1998. SOLIGO, Rosaura. Metodologias dialógicas de formação. Eixo: Formação docente e saberes profissionais. Artigo escrito para o GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - FE-Unicamp, entre os dias 14 a 17 de julho de 2015. TERZI, Cleide do Amaral. A formação do professor pesquisador e a investigação da prática docente. Disponível em: . Acesso em 10 fev. 2020. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e Almeida, Laurinda Ramalho de Carvalho. O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 1ª. Edição, 2008, 2ª edição, 2010, 3ª edição, 2010, 4ª edição, 2012. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e Almeida, Vera Lucia Trevisan de Souza (org.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006. VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Editora SESI-SP, 1ª. Edição, 2018.