-
A CAMINHO DAS MÃOS: ESCREVER PARA REENCANTAR A VIDA
- Voltar
Documento
Metadados
Título
A CAMINHO DAS MÃOS: ESCREVER PARA REENCANTAR A VIDA
Autor
FERNANDA TAVARES
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este trabalho constitui um relato de caminhante em viagem por paisagens inte riores. Uma jornada que aproxima os pés das mãos na busca por uma re-existência com mais sentido a partir da prática da escrita. Prática de escrita que, nes - ta ocasião, não se deu a partir de uma experiência de caminhada em território físico como ocorre com boa parte dos escritores-caminhantes, mas a partir de uma caminhada em territórios da imagina - ção. Ao revisitar cenas cotidianas com grande significado pessoal (ou atribuir significado pessoal a cenas cotidianas) foi se dando uma jornada repleta de con - vites para parar, olhar e ver. Em um momento em que o futuro foi colocado em cheque e a locomoção tornada impossí - vel, a escrita promoveu o rompimento de fronteiras de tempo e de espaço, produ - zindo um sentimento de re-conexão, pasmo e resgate da confiança no processo, no fazer com significado, na re-aproximação entre o corpo e a alma com vistas a não deixar nenhum deles para trás.
Data
2022
Bibliografia
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única.
BENJAMIN, Walter_O NARRADOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE NIKOLAI LESKOV_Disponível em: http://www.usp.br/cje/depaula/wp-content/uploads/2017/03/O-Narrador_Walter-Benjamin-1.pdf
BONDER, Nilton._ A ALMA IMORAL: TRAIÇÃO E TRADIÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS__Rio de Janeiro: Rocco,1998.
BONDER, Nilton_TIRANDO OS SAPATOS: O CAMINHO DE ABRAÃO, UM CAMINHO PARA O OUTRO_Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
BUBER, Martin_EU E TU_São Paulo: Centauro, 2004.
DURAS, Marguerite_ESCREVER_Disponível em: https://
revistapolichinelo.blogspot.com/2017/04/escrever-marguerite-duras.html
COVERLEY, Merlin_A ARTE DE CAMINHAR: O ESCRITOR COMO CAMINHANTE_São Paulo: Martins Fontes.2014.
ESTÉS, Clarisa Pinkola, MULHERES QUE CORREMCOM OS LOBOS: MITOS E HISTÓRIAS DO ARQUÉTIPO DA MULHER SELVAGEM_Rio de Janeiro: Rocco,1994.
ESTÉS, Clarisa Pinkola_A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS: SER JOVEM ENQUANTO VELHA, VELHA ENQUANTO JOVEM_Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
FOCILLON, Henri_ELOGIO DA MÃO_ Disponível em: https:// www.revistaserrote.com.br/wp-content/uploads/2012/03/elogio-
damao_07.pdf
GAGNEBIN, Jeanne Marie_O MÉTODO DESVIANTE_Revista Trópico, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/plugin file.php/4455290/mod_resource/content/0/GAGNEBIN_O_me-
todo_desviante.pdf
GAGNEBIN, Jeanne Marie_LEMBRAR, ESCREVER, ESQUECER_ São Paulo: Editora 34, 2009.
HAN, Byung-Chul_SOCIEDADE DO CANSAÇO_Petrópolis, RJ:Vozes, 2020.
HAN, Byung-Chul_FAVOR FECHAR OS OLHOS: EM BUSCA DE UM OUTRO TEMPO_Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
INGOLD, Tim_ESTAR VIVO: ENSAIOS SOBRE MOVIMENTO, CONHECIMENTO, DESCRIÇÃO_Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
INGOLD, Tim_O DÉDALO E O LABIRINTO: CAMINHAR, IMA-
GINAR E EDUCAR A ATENÇÃO_ Horizontes Antropológicos,Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/fGyCC7jgq7M9Wzdsv559wB-v/?lang=pt
KASTRUP, Virginia_A ATENÇÃO CARTOGRÁFICA E O GOS-
TO PELOS PROBLEMAS_ Revista Polis e Psique; 20 ANOS DO PPGPSI/UFRGS, p. 99-106, 2019.
KRENAK, Ailton_A VIDA NÃO É ÚTIL_São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LARROSA, Jorge_NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA E O SABER DE EXPERIÊNCIA_ Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
MAFFESOLI, Michel_SOBRE O NOMADISMO: VAGA-
BUNDAGENS PÓS-MODERNAS_Rio de Janeiro: Record.2001.
OSTROWER, Fayga_CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO_ Petrópolis: Vozes, 1987.
PASSOS, Eduardo. KASTRUP, Virginia. ESCOSSIA, Liliana
da. (orgs.)_PISTAS DO MÉTODO DA CARTOGRAFIA: PESQUISA-INTERVENÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE_ Porto Alegre: Sulina, 2015.