Arte e Ancestralidade

Sobre o curso

Este curso busca identificar o corpo no centro do processo comunicativo na obra de uma artista. Entendendo que as histórias que contamos nas nossas obras artísticas-culturais emitem uma opinião que é formulada através do nosso “corpo, condição e experiência”.

Assim refletiremos sobre a arte biográfica e a sua importância para o século XXI, por quatro eixos centrais nesse curso – Cultura, Ancestralidade, Arte e corpo, Narrativas Biográficas.

Buscando um apanhado histórico sobre a construção da cultura brasileira, destacando os seus aspectos afro-indígenas. Além disso, apresentaremos a importância da ancestralidade negra para a Arte brasileira, destacando obras de artes engajadas.

Demonstrar a presença do corpo nos processos de comunicação de uma obra artística, um estudo de caso do documentário “Costurando a vida com fios de ferro”.

Identificar rastros biográficos em obras de arte fundadas na ancestralidade, destacando sua relevância para a sociedade do século XXI.

Clique aqui para assistir:  https://www.youtube.com/c/ACasaTombada/videos

Sobre o professor

DSC_3833-2 (1) (1)

Jéssica Silva Pereira é Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais – UFSB e atualmente é doutoranda em História no PPGH – UNIRIO. Diretora e roteirista do documentário “Costurando a vida com fios de ferro”.

Para assistir ao micro curso você não precisa se inscrever. As 5 aulas são liberadas às terças e quintas-feiras de Outubro:11,13,18,20 e 24 – esta formação não tem certificação.
Ao longo do Percurso a Profa. fará referências a uma série de autores e leituras, você poderá fazer o download dos conteúdos aqui:

Outros cursos d'A Casa