PROPOSTA DO CURSO

Este curso propõe aprofundar em uma temática atual e prioritária – narrativas, linguagens e culturas infantis -, a partir de uma proposta integrada de saberes. Voltado para aqueles que têm profunda preocupação e compromisso com a vida das crianças contemporâneas, aponta possibilidades éticas e poéticas de escutar e conhecer crianças nos mais diversos contextos, a partir das suas próprias vozes, expressões artísticas, lúdico-criativas, poéticas, corporais e musicais. A antropóloga e educadora Adriana Friedmann tem uma longa trajetória no desenvolvimento de cursos e pesquisas na área da infância e vem propor, com esta pós-graduação, a formação de especialistas, caminhos de escuta, pesquisas e aprendizagens a partir das vozes e expressões infantis.

Inscrições Encerradas

MAIS INFORMAÇÕES

Tem dúvidas sobre nossas pós-graduações ou gostaria de entrar numa fila de espera para novas turmas? Deixe sua mensagem e entraremos em contato.

​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

IDEALIZAÇÃO, CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO:

Profa. Dra. Adriana Friedmann

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

Início: 25/8/2018
Término: Julho de 2020 (24 meses)
(Carga horária 450 horas)

CONTATOS

e-mail: cursos.acasatombada@gmail.com
WhatsApp: (11) 98151-6255
Fone: (11) 3675-6661

INFORMAÇÕES GERAIS

Calendário do 1o. Semestre do Curso:

 

Mês 1 – 25 e 26 de agosto de 2018

Mês 2 – 22 e 23 de setembro de 2018

Mês 3 – 27 e 28 de outubro de 2018

Mês 4 – 24 e 25 de novembro de 2018

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 horas

 

Informações Preliminares:

 

DIAS DA SEMANA E HORÁRIOS DAS AULAS REGULARES:

Mensalmente:

– Um final de semana:

Sábados das 9h às 18h

Domingos das 9h às 13h​

– Uma vez por semestre:

Atendimentos em pequenos grupos – 3h

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AULAS: A CASA TOMBADA [Lugar de Arte, Cultura e Educação]

RUA MINISTRO GODÓI, 109 – PERDIZES – SÃO PAULO/SP

 

 

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO:

 

INSCRIÇÕES: de 8/5 a 22/6/2018.

​​ENTREVISTAS COM AS/OS INSCRITAS/OS: de 25 a 30/6/2018 (em horário e dia previamente acordado com a/o candidata/o).

MATRÍCULAS ON LINE:  de 2 a 5/7/2018.

INÍCIO DAS AULAS: 25 de agosto de 2018 (sábado).

 

 

Cláusulas do Edital (leia com atenção antes de efetuar a sua inscrição):

 

 

  1. Funcionamento do curso:

1.1 – O curso de pós-graduação lato sensu A vez e a voz das crianças. A arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis  é oferecido e realizado pela FACON – Faculdade de Conchas no pólo A CASA TOMBADA [Lugar de Arte, Cultura e Educação], localizado à Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes – São Paulo/SP – Fone (11) 3675-6661.

 

1.2. Turma disponível para inscrição:

 

TURMA 1 – Mensalmente:

– Um final de semana:

Sábados das 9h às 18h

Domingos das 9h às 13h​

– Uma vez por semestre:

Atendimentos em pequenos grupos – 3h

 

Início: 25 de agosto de 2018 – Término: julho de 2020

 

1.3 – Sobre as turmas:

1.3.1 – As aulas acontecerão mensalmente, de maneira presencial no Pólo A Casa Tombada, exceto feriados.

 

* IMPORTANTE: É obrigatória a presença da/o estudante em ao menos 75% da carga horária das aulas presenciais. O curso tem a carga horária total de 450 horas e duração de 24 meses.

 

1.4 – Conteúdo Programático:

 

I – Conexões – As diversas áreas de conhecimento em diálogo com a Infância

  1. Cartografia(s) da(s) infância(s): história, estudos multidisciplinares, iniciativas e contemporaneidade

 

Iniciativas, programas e propostas educacionais formais e não formais.

Adriana Friedmann

Giuliano Tierno

  1. Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias.

 

Sandra Eckschmidt

  1. Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

 

Soraia Chung Saura

II – Olhares As crianças e seus mundos

  1. A arte de escutar e observar crianças: um olhar antropológico.

 

Edgard de Assis Carvalho

Adriana Friedmann

 

  1. As crianças e seus mundos: um delicado olhar da ética e da comunicação.

 

Lia Diskin (a confirmar)

Wellington Nogueira

  1. Temperamentos, comportamentos e complexidades: um olhar da psicologia profunda.

 

Roberto Cirani

Patrícia Gimenez

  1. Desenvolvimento e aprendizagens infantis: um olhar microgenêtico.

 

Silvana Augusto

  1. As crianças e seus mundos: um olhar fenomenológico.

 

Luiza Lameirao

III – Expressões infantis – Linguagens, culturas e diversidade

  1. As crianças na poesia, na literatura e na produção cultural

– Sonhos – (a confirmar)

– Escrita para crianças – Ilan Brenman

– Produção cultural – Gustavo Kurlat

– Pesquisa e direção para crianças – Kika Antunes

– Inventários poéticos – Gabriela Romeu

Criação e representação para crianças – Andi Rubinstein

– Teatro – Paula Zurawski

– Literatura para a infância – Josca Ailine Baroukh

  1. Linguagens, culturas e narrativas infantis

 

– Artes visuais – Stela Barbieri

– Corpo, gesto e movimento – André Trindade

– Música – Magda Pucci

– Brincadeiras – Renata Meirelles

IV – Protagonismo, tempos e espaços de ser criança

  1. Na natureza

 

Rita Mendonça

  1. Nas cidades

 

Natacha Costa

  1. Nas comunidades e outros territórios

 

Rodrigo Rubido

V – Valores, contextos e culturas infantis

  1. Crianças em situações de emergência – Pedagogia da Emergência – Reinaldo Nascimento
  2. Crianças imigrantes e indígenas – (a confirmar)

 

  1. Crianças em museus – André Reinach
  2. Crianças em escolas Escolas Transformadoras Raquel Franzim

 

  1. Crianças em abrigos Instituto Fazendo História Claudia Vidigal
  2. Crianças em acampamentos e espaços sócio culturais –

 

VI – Crianças do Brasil e do mundo

África e Bélgica – Jean Pierre Rossie

Europa/Portugal – Manuel Sarmento

Brasil

Mapa da Infância Brasileira – Adriana Friedmann e convidados

VII – Experiências de Ensino e Pesquisa

  1. Seminários de Pesquisa.
  2. Metodologia da Pesquisa Científica e Experiências Formativas (Estágio Docente)

Luiza Christov

  1. Desenho de processos de escuta, observação e pesquisas com crianças e sobre crianças: aprendendo com as crianças nos seus territórios. (Relatos apreciativos)

Adriana Friedmann e pesquisadores convidados

  1. Entrelaçando conhecimentos e experiências: encontros de síntese trimestrais

Adriana Friedmann

  1. Didática do Ensino Superior

Observações reflexivas sobre Didáticas do Ensino Superior (Estágio discente).

  1. TCC (produção de artigo/ensaio acadêmico/exposição).

 

1.5. Corpo Docente:

 

Profa. Dra. Adriana Friedmann, Profa. Andi Rubinstein, Prof. Me. André Reinach, Prof. André Trindade, Prof. Claudia Vidigal, Prof. Dr. Edgard de Assis Carvalho, Profa. Gabriela Romeu, Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira, Prof. Gustavo Kurlat, Prof. Ilan Brenman, Prof. Dr. Jean Pierre Rossie, Profa. Josca Ailine Barouch, Profa. Kika Antunes, Profa. Luiza Christov, Profa. Luiza Lameirao, Profa. Dra. Magda Pucci, Prof. Manuel J. Sarmento (Portugal), Profa. Dra. Natacha Costa, Profa. Dra. Patrícia Gimenez, Profa. Paula Zurawski, Profa. Raquel Franzim, Prof. Reinaldo Nascimento, Profa. Me Renata Meirelles, Profa. Dra. Rita Mendonça, Prof. Roberto Cirani, Prof. Rodrigo Rubido, Profa. Dra. Soraia Chung Saura, Profa. Me. Sandra Eckcshimdt, Prof. Dra. Silvana Augusto, Prof. Stela Barbieri, Prof. Wellington Nogueira.

 

*  Os cronogramas das aulas serão entregues no começo de cada semestre.

** O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído em até 90 dias após o término das disciplinas. Entende-se por TCC nesse curso, a preparação e apresentação pública, individual, em duplas ou grupos, de um trabalho acadêmico (artigo, ensaio, relatos de experiência vinculado a alguma produção artística, entre outros formatos) para uma banca de notório saber, especialista, mestre e/ou doutor.

 

  1. Abertura das inscrições:

2.1 – A inscrição para a participação do processo de seleção para o curso de pós-graduação lato sensu A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis deve ser efetuada pelo site: www.acasatombada.com.br até o dia 22 de junho de 2018.

 

2.2 – Para efetivar a inscrição para o processo de seleção, a/o candidata/o deverá encaminhar, após a primeira etapa online (preenchimento da ficha de inscrição, pagamento da taxa de inscrição e envio da breve carta de interesse),  via e-mail, a cópia simples do Diploma de Conclusão de Graduação digitalizada e um comprovante de residência.

 

2.3 – A taxa de inscrição é de 50 reais, a ser para por sistema PagSeguro por meio do site www.acasatombada.com.br (link conectado a esse edital).

 

2.4 – Para confirmar a inscrição da/o candidata/o, a/o mesma/o receberá um e-mail informando:

 

“Sua inscrição foi efetivada com sucesso. Aguarde o agendamento para realizar a entrevista”.

 

  1. Processo de seleção:

3.1 – Após a inscrição os candidatos passarão pela seguinte seleção:

3.1.1 – Análise da carta de interesse.

3.1.2 – Entrevistas: os selecionados serão comunicados via e-mail ou telefone sobre sua participação na segunda etapa.

 

A entrevista ocorrerá de 25 a 30 de junho de 2018 em dia e horário a confirmar, em comum acordo com a/o candidata/o, no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] localizado à Rua Ministro Godói, 109 – em frente à lateral do Parque da Água Branca, a cinco minutos caminhando da Estação Barra Funda do Metrô.

 

  1. Matrículas:

4.1 – As/os aprovadas/dos deverão efetuar suas matrículas entre os dias 2 e 5 de julho de 2018, somente online (enviando seus  documentos digitalizados em arquivo único PDF). A documentação completa exigida consta do item 5 deste edital.

 

  1. Documentação necessária para a matrícula:

5.1 No ato da matrícula o candidato deverá entregar IMPRETERIVELMENTE  a documentação completa (não serão aceitas matrículas com a documentação incompleta):

– 1 foto 3×4;

– Xerox simples do CPF e RG ou CNH;

– Xerox autenticado do Diploma do Curso de Graduação (não serão aceitos certificados, apenas DIPLOMAS);

– Xerox simples do Histórico Escolar;

– Xerox simples da certidão de nascimento ou casamento;

– Xerox simples de reservista;

– Xerox simples do título de eleitor e comprovantes da última eleição;

– Xerox simples do comprovante de residência.

 

  1. Dos pagamentos:

6.1 – No ato da matrícula a/o estudante deverá efetuar o pagamento da primeira, das parcelas do curso. As parcelas terão o vencimento todo dia 5 de cada mês. As demais parcelas serão consecutivas e terão vencimentos via boleto bancário todo dia 5 de cada mês a partir de agosto de 2018. Exceto pagamento à vista que já estará quitado no ato da matrícula.

 

6.2 – Investimento:

 

R$ 18.829,84 – podendo ser parcelado em até 30 vezes de R$ 627,66.

Desconto de 5% – caso o curso seja parcelado em até 24 vezes e pago até a data do vencimento = R$ 784,57 – 5% = R$ 745,34

Desconto de 10% – caso o curso seja parcelado em até12 vezes e pago até a data do vencimento = R$ 1.882,98 – 10% = R$ 1.694,68

Descontos super especiais para PAGAMENTOS À VISTA! (consulte no ato da inscrição).

 

  1. Local de realização do curso:

As aulas acontecerão de maneira presencial no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] localizado à Rua Ministro Godói, 109 – Em frente à lateral do Parque da Água Branca e a cinco minutos caminhando da Estação Barra Funda do Metrô).