PROPOSTA DO CURSO

Este curso propõe aprofundar em uma temática atual e prioritária – narrativas, linguagens e culturas infantis -, a partir de uma proposta integrada de saberes. Voltado para aqueles que têm profunda preocupação e compromisso com a vida das crianças contemporâneas, aponta possibilidades éticas e poéticas de escutar e conhecer crianças nos mais diversos contextos, a partir das suas próprias vozes, expressões artísticas, lúdico-criativas, poéticas, corporais e musicais. A antropóloga e educadora Adriana Friedmann tem uma longa trajetória no desenvolvimento de cursos e pesquisas na área da infância e vem propor, com esta pós-graduação, a formação de especialistas, caminhos de escuta, pesquisas e aprendizagens a partir das vozes e expressões infantis.

Nova turma em breve

MAIS INFORMAÇÕES

Tem dúvidas sobre nossas pós-graduações ou gostaria de entrar numa fila de espera para novas turmas? Deixe sua mensagem e entraremos em contato.

​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

IDEALIZAÇÃO, CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO:

Profa. Dra. Adriana Friedmann

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

Nova turma em breve
(Carga horária 450 horas)

CONTATOS

e-mail: cursos.acasatombada@gmail.com
WhatsApp: (11) 98151-6255
Fone: (11) 3675-6661

INFORMAÇÕES GERAIS

Calendário do 1o. Semestre do Curso:

EM BREVE

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 horas

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AULAS: A CASA TOMBADA [Lugar de Arte, Cultura e Educação]

RUA MINISTRO GODÓI, 109 – PERDIZES – SÃO PAULO/SP

 

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO:

EM BREVE

 

Conteúdo Programático:

 

I – Conexões – As diversas áreas de conhecimento em diálogo com a Infância

  1. Cartografia(s) da(s) infância(s): história, estudos multidisciplinares, iniciativas e contemporaneidade

 

Iniciativas, programas e propostas educacionais formais e não formais.

Adriana Friedmann

Giuliano Tierno

  1. Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias.

 

Sandra Eckschmidt

  1. Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

 

Soraia Chung Saura

II – Olhares As crianças e seus mundos

  1. A arte de escutar e observar crianças: um olhar antropológico.

 

Edgard de Assis Carvalho

Adriana Friedmann

 

  1. As crianças e seus mundos: um delicado olhar da ética e da comunicação.

 

Lia Diskin (a confirmar)

Wellington Nogueira

  1. Temperamentos, comportamentos e complexidades: um olhar da psicologia profunda.

 

Roberto Cirani

Patrícia Gimenez

  1. Desenvolvimento e aprendizagens infantis: um olhar microgenêtico.

 

Silvana Augusto

  1. As crianças e seus mundos: um olhar fenomenológico.

 

Luiza Lameirao

III – Expressões infantis – Linguagens, culturas e diversidade

  1. As crianças na poesia, na literatura e na produção cultural

– Sonhos – (a confirmar)

– Escrita para crianças – Ilan Brenman

– Produção cultural – Gustavo Kurlat

– Pesquisa e direção para crianças – Kika Antunes

– Inventários poéticos – Gabriela Romeu

Criação e representação para crianças – Andi Rubinstein

– Teatro – Paula Zurawski

– Literatura para a infância – Josca Ailine Baroukh

  1. Linguagens, culturas e narrativas infantis

 

– Artes visuais – Stela Barbieri

– Corpo, gesto e movimento – André Trindade

– Música – Magda Pucci

– Brincadeiras – Renata Meirelles

IV – Protagonismo, tempos e espaços de ser criança

  1. Na natureza

 

Rita Mendonça

  1. Nas cidades

 

Natacha Costa

  1. Nas comunidades e outros territórios

 

Rodrigo Rubido

V – Valores, contextos e culturas infantis

  1. Crianças em situações de emergência – Pedagogia da Emergência – Reinaldo Nascimento
  2. Crianças imigrantes e indígenas – (a confirmar)

 

  1. Crianças em museus – André Reinach
  2. Crianças em escolas Escolas Transformadoras Raquel Franzim

 

  1. Crianças em abrigos Instituto Fazendo História Claudia Vidigal
  2. Crianças em acampamentos e espaços sócio culturais –

 

VI – Crianças do Brasil e do mundo

África e Bélgica – Jean Pierre Rossie

Europa/Portugal – Manuel Sarmento

Brasil

Mapa da Infância Brasileira – Adriana Friedmann e convidados

VII – Experiências de Ensino e Pesquisa

  1. Seminários de Pesquisa.
  2. Metodologia da Pesquisa Científica e Experiências Formativas (Estágio Docente)

Luiza Christov

  1. Desenho de processos de escuta, observação e pesquisas com crianças e sobre crianças: aprendendo com as crianças nos seus territórios. (Relatos apreciativos)

Adriana Friedmann e pesquisadores convidados

  1. Entrelaçando conhecimentos e experiências: encontros de síntese trimestrais

Adriana Friedmann

  1. Didática do Ensino Superior

Observações reflexivas sobre Didáticas do Ensino Superior (Estágio discente).

  1. TCC (produção de artigo/ensaio acadêmico/exposição).

 

1.5. Corpo Docente:

 

Profa. Dra. Adriana Friedmann, Profa. Andi Rubinstein, Prof. Me. André Reinach, Prof. André Trindade, Prof. Claudia Vidigal, Prof. Dr. Edgard de Assis Carvalho, Profa. Gabriela Romeu, Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira, Prof. Gustavo Kurlat, Prof. Ilan Brenman, Prof. Dr. Jean Pierre Rossie, Profa. Josca Ailine Barouch, Profa. Kika Antunes, Profa. Luiza Christov, Profa. Luiza Lameirao, Profa. Dra. Magda Pucci, Prof. Manuel J. Sarmento (Portugal), Profa. Dra. Natacha Costa, Profa. Dra. Patrícia Gimenez, Profa. Paula Zurawski, Profa. Raquel Franzim, Prof. Reinaldo Nascimento, Profa. Me Renata Meirelles, Profa. Dra. Rita Mendonça, Prof. Roberto Cirani, Prof. Rodrigo Rubido, Profa. Dra. Soraia Chung Saura, Profa. Me. Sandra Eckcshimdt, Prof. Dra. Silvana Augusto, Prof. Stela Barbieri, Prof. Wellington Nogueira.