A Experiência do Flow

Sobre o curso

O curso tem interesse em investigar e aprofundar os saberes e práticas desejáveis para experienciar o Estado de Flow, o estado de fluxo que envolve ações de alta complexidade.

Com esse objetivo, vamos conhecer e praticar alguns recursos auxiliadores, tais como: a escuta ampliada, o silêncio como motor das ações, a presença extra cotidiana, a ousadia imaginativa e a essência como fundamento.

Conteúdos:

  • A teoria do flow descrita por Mihaly Csikzentmihaly como recurso para ter foco, precisão, sintonia e entrega nas ações de alta complexidade.
  • O espaço do “entre” como lugar de  escuta poética e as lacunas cheias de sentido geradas pelo silêncio.
  • A presença extra cotidiana, plena do instante, como condição para a ação criativa.
  • As especificidades do estado de fluxo em ambientes de urgências (espaço público e ambiente hospitalar).

Quem é a professora?

Cristiana Ceschi é uma artista do Encontro

Seu trabalho de performer, contadora de histórias e educadora segue o propósito de fazer emergir o novo por meio do conhecimento ancestral – as narrativas de tradição oral.

É atriz formada pelo Bayside College – Austrália e Cientista Social (FFLCH-USP).

Em 2007 fundou junto com Beatriz Carvalho o Coletivo As Rutes formado por artistas que desejam propiciar Experiências Significativas no espaço da cidade e para público não esperado.

Em 2014 ganhou o título de mestre em em ensino e aprendizagem da arte pela ECA – USP ao apresentar sua dissertação – A Menina, O Cavalo e a Chuva , a Arte de Contar Histórias e a Cibercultura com orientação de Regina Machado.

Segue sua busca de contato entre o Ancestral e o Novo, pesquisando as conexões entre Arte e a Ciência como integrante do núcleo de Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) sob orientação do Prof. Dr. Dante Marcello C. Gallian.

O “carro-chefe” da trajetória artística de Cristiana Ceschi é conhecer e contar histórias da tradição oral com foco no desenvolvimento humano. Desde 2004, trabalhou nos mais diversos espaços como escolas, universidades, teatros, SESCs, bibliotecas, abrigos, hospitais e empresas. Também já coordenou e ministrou cursos, workshops e palestras sobre essa arte tanto para pessoas interessadas em aprender a contar histórias quanto para aqueles interessados em expandir o conhecimento de si e das relações humanas.

Visite: www.cristianaceschi.com

Quando

25/3; 1/4; 8/4; 15/4; 22/4; 29/4
(segundas  das 19:30 às 22:00)

Público

Artistas, educadores, facilitadores, cuidadores, contadores de histórias com interesse na área da saúde e/ou espaço público.

Turma

Mínimo de 12 alunos e máximo de 20.

Investimento

R$ 500,00 (em até 4x sem juros)

Outros cursos d'A Casa

[26/04] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

[08/04] Escrituras do olhar: o espaço entre a palavra e a imagem

[02/04] Diálogos sobre o tempo

[03/04] Vidas em livro – Memórias e Autobios

[21 e 22/03] Como os corpos performam o espaço (e vice e versa)

[21/03] Processos de Criação e Bordaduras

[23/03] Grupo de estudos Filosóficos

[28/03] Encontros com o Povo Verdadeiro

[01/04] Vivência com o Grupo Sabuká (cantos, danças e roda de conversa)

[13 e 27/03] Encontros sobre Spinoza com Carla Ferro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

[23/03] Grupo de Estudos – Alternativas à Medicalização da Infância

[04/05] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 1º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2019

[Nova turma em breve] O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

[Nova turma em breve] Artes Manuais para a Educação

[Nova turma em breve] Caminhada como método para a arte e educação

[Nova turma em breve] A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis