A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

Sobre o curso

O curso vai elucidar a argila como elemento potente nas experiências da infância. Vamos percorrer por estudos, evidenciando a argila como elemento simbólico, sua materialidade, seu viés para situações de aprendizagem, nutrição estética e instrumentalização para a prática com as crianças. A argila envolve arte e ciência, pois, como matéria viva, além dos diferentes estados físicos que promovem condições sensoriais, ela ativa o pensamento e as emoções, construindo percursos de aprendizagem que envolvem a lógica, o pensamento estético e, assim, posturas de pesquisa e criação.

Programa do curso:
1º Encontro (28/10) – Matéria, símbolo, linguagem, fenômenos e conceitos;
2º Encontro (29/10) – Ambiente (ateliê), nutrição estética e propriedades da argila;
3º Encontro (04/11) – A garatuja do barro;
4º Encontro (05/11) – Propositor de vivências infantis.

BIBLIOGRAFIA:
BACHELARD, G. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
__. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1978.
LOWENFELD, V. A criança e sua arte. São Paulo: Ed.Mestre Jou, 1954.

Quem é a professora

Débora Amaral é artista visual, ceramista, arte-educadora, pedagoga, pós-graduada em Arteterapia e Linguagens da Arte. Atua na educação desde 1999, em constante diálogo com o campo da Educação e da dimensão estética. Autora do livro A expressão criativa da argila com crianças.

Quando

Dias 28, 29/10 e 04,05/11 (quartas e quintas-feiras)
Horário: 19h às 21h

Todos os encontros são gravados, portanto é possível fazer a inscrição após o início do curso e ter acesso ao conteúdo anterior

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Turma

30 pessoas

Investimento

R$ 160,00
em até 4x sem juros ou
7% de desconto à vista pelo PagSeguro.

 

Outros cursos d'A Casa

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[02/09] Poesia como ato político – com André Gravatá / 2ª Turma

[02/09] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / módulo II

[02/09] Sobre o animar e o animar-se – com Luiza Christov

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[28/08] Contar histórias, reinventar mundos – com Emilie Andrade / 2ª turma

[28/08] Direito à Preguiça: Sobre Imaginar Narrativas do Repouso no Cotidiano – com Giuliano Tierno

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani

[08/08] Oficina de colagem: Álbum de família – com Sofia Lemos

[04/08] Mergulho na história: Branca de Neve e Cinderela – com Ana Luísa Lacombe

[03/08] Narração Artística: Conversas sobre os paradoxos no ato de contar histórias nas cidades – com Giuliano Tierno

[25/07] Ateliê de vídeo para contar histórias – com Yohana Ciotti

[24/07] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar – com Yohana Ciotti

[30/07] A Escritura do Desastre – com João Gomes

[21/07] Narrativas Adormecidas: O rito de passagem das fotografias – com Sandra Lessa