Sobre o evento
Os dois artistas têm essa parceria há sete anos, e se apresentaram diversas vezes em SP, ao lado de mais de 100 escritores e músicos, que participaram como convidados para o projeto: Landscapes – improvisos de música e poesia, onde, Natalia e Benjamim atuavam e faziam a curadoria.
Neste novo formato, criado especialmente para esse evento n’A CASA TOMBADA, a dupla tem a proposta de criar paisagens sonoras ao vivo. A partir de poemas de diversos autores, com textos entre a prosa e a poesia, as atmosferas musicais criadas por Benjamim provocam e dão suporte às leituras e performances da poeta Natalia Barros.
O caráter de improviso confere a apresentação um frescor e um entusiasmo que traz o poema para um lugar de encanto e maravilha. Ou, nas palavras de Octavio Paz: “A poesia, momentânea reconciliação: ontem, hoje, amanhã; aqui e ali; tu, eu, ele, nós. Tudo está presente: será presença”.
NATALIA BARROS
Poeta e compositora, foi uma das criadoras do grupo teatral XPTO, apresentando vários espetáculos no Brasil e no exterior. Como cantora, criou e participou do grupo LUNI, onde gravou um disco pela WEA e realizou diversos shows na década de 80. Nos anos 90, atuou como cantora e entrevistadora no programa Fanzine, na TV Cultura, com Marcelo Rubens Paiva. Foi repórter do programa educativo Telecurso 2000, de 1994 a 1997, exibido até hoje (TV Globo e TVs educativas). Apresentou o programa Poesia Para Tocar no Rádio, do CCSP, onde entrevistou poetas e letristas. Lançou um livro de poemas, minicontos e ilustrações: CALIGRAFIAS, contemplado pelo Proac – SP de 2011, e editado pela Ofício das Palavras; esse livro deu origem a um show, e um CD, com a parceria de Tuco Freire e Ale Prade. Fez a direção cênica do primeiro espetáculo do Pequeno Cidadão, do show infantil Gangorra (dos músicos Vange Milliet e Paulo Lepetit) e dos shows Romance Vol II e Vol III da atriz Marisa Orth. No portal de literatura CRONÓPIOS, ao lado do PIPOL, criou e apresentou o programa de entrevistas: Tea For Two (T42). Divide a curadoria do projeto mensal: LANDSCAPES – improvisos de música e poesia – com o músico Benjamim Taubkin, desde 2013. Trabalha com Marcos Moraes na plataforma Cozinha Experimental, onde apresentou diversos trabalhos de poesia, dança e performance. Participou da MOVIMENTA #2, com a performance Cartas Individuais. Em novembro de 2016, lançou seu segundo livro de poesia: Nuvens Ornamentais, pela Editora Demônio Negro. Dirigiu e atuou no espetáculo O Livro das Maravilhas, dentro da plataforma Cozinha Performática, com o apoio do Fomento de Dança 2019. Criou e dirigiu três espetáculos para o Festival da Cultura Inglesa, em 2020.
BENJAMIM TAUBKIN
A música brasileira e seu diálogo com as outras culturas vêm sendo o campo de atividade deste pianista, arranjador, compositor e produtor. Iniciou o estudo do piano aos 18 anos e logo passou a se dedicar integralmente a esta atividade. Participa como músico e/ou produtor em mais de 150 discos e CDs. É responsável pelo projeto Núcleo Contemporâneo – gravadora, produtora e um centro cultural na cidade de São Paulo. Desde 1997 iniciou diferentes projetos musicais como a Orquestra Popular de Câmara; o conjunto de choro, Moderna Tradição; o trabalho com o grupo de música tradicional Clareira, o quarteto de jazz Trio + 1; e o coletivo América Contemporânea, que reúne músicos e repertório de países da América do Sul. Vem colaborando com músicos de diversos países como Marrocos, África do Sul , Índia , Israel, Espanha e Colômbia . Entre os projetos recentes estão Fronteiras Imaginárias com o saxofonista colombiano Antonio Arnedo, Sons de Sobrevivência com o duo Soukast, O Pequeno Milagre de Cada Dia , com Joao Taubkin e o músico Israelense Itamar Doari, Landscapes – música e poesias com Natalia Barros e o filme O Piano Que Conversa – documentário que retrata 5 encontros musicais do pianista, no país , e também Bolívia e Coreia. E o também documentário Música na Serrinha com 12 músicos de todo o mundo , entre os quais Marcos Suzano, Jaques Morelenbaum e Mayra Andrade. Tem se apresentado regularmente do piano solo å orquestra sinfônica em festivais em centros culturais no Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, e Europa, Oriente Médio Realizou também, concertos e residências artísticas no Marrocos , Áustria e Coreia. Coordenou e programou diversas inciativas em instituições públicas e privadas como Secretaria de Cultura do Estado, Itaú Cultural, Mercado Cultural da Bahia, e SESC entre outras .É membro do Fórum Europeu de Festivais de Música do Mundo e da Associação Ibero-Americana para o Desenvolvimento da Música.
Quando
Dia 27 de novembro
(sábado)
às 19h
Onde
A Casa Tombada
Rua Cel. Leme, 371 – Centro
Bragança Paulista / SP
Lotação máxima
25 pessoas
Investimento
R$ 89,00*
*as bebidas não estão incluídas neste valor