Que coisa incrível é um livro: história, criação e infâncias

Sobre o curso

Quais as relações que estabelecemos com os livros desde a infância? Como esses vínculos, afetos ou desafetos foram construídos? O que essas relações dizem sobre nós?  Durante o curso vamos passar por algumas paisagens quando pensamos no livro para a infância: história, criação e as infâncias – nossa, do outro, das que estamos em contato e dos livros que se dizem “para a infância”. Vamos refletir sobre como a história do livro infantil e do livro ilustrado (picture book) se cruzam e podem estar associadas à nossa própria história de vida. Também vamos experimentar formas de estar com os livros: como criador, como leitor e como mediador da relação livro e leitor. Este curso é um convite.  Afinal, que coisa incrível é um livro!

Roteiro

1º Encontro – Histórias, criação e infâncias: De que livros estamos falando?

2º Encontro – Linha do tempo do livro para a infância (livro infantil e livro infanto-juvenil e como essa história se conecta com a história de cada um de nós)

3º Encontro – O livro como objeto e experimentações ao longo dos tempos

4º Encontro – Sobre criar livros: experiência do fazer, os desafios, acasos e as descobertas do processo

5º  Encontro – Mediações e relações com o livro.

“A relação com os livros não começa com a leitura, e os livros não servem somente para ler.  São objetos carregados de valores afetivos, são objetos que cheiram, pesam, têm texturas, que são associados a vozes e a pessoas, que geram situações e que as recordam.”  Daniel Goldin

 

Bibliografia

  • ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
  • CADEMARTORI, Ligia. O Que é Literatura Infantil, col. Primeiros Passos. Brasiliense, 1980/2010.
  • COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. Companhia editorial nacional, 2000.
  • FELTRE, Camila. É um livro…? Mediações e Leituras Possíveis. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo/e-um-livro/>.
  • GOLDIN, Daniel. Os Dias e os Livros – Divagações Sobre a Hospitalidade da Leitura. Coleção Gato Letrado, Pulo do Gato, 2012.
  • LEE, Suzy. A trilogia da margem: o livro-imagem segundo Suzy Lee. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • LINDEN, Sophie Van Der. Para Ler o Livro Ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • MELOT, Michel. Livro,. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
  • MORAES, Odilon; Rona Hanning, Mauricio Paraguassu. Traço e Prosa. Cosac Naify, 2012.
  • MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins
  • SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado; a arte da narrativa visual. Trad. Marcos Capano. 1ª ed. São Paulo: Rosari, 2013.
  • ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. Global, 1982/2003.

 

Artigos

  • FELTRE, Camila, ROGERIO, Cristiane. Livros, infâncias e materialidades: uma reflexão sobre mediação de leitura. Revista Manuscrítica, 2019. Disponível em: <http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/3215/2708>.
  • LOTUFFO, Isabela. O livro ilustrado: palavra, imagem e objeto na visão de Odilon Moraes. Lirerartes, n. 3, p. 26-32, 30 dez. 2014. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89198>.
  • ROGERIO, Cristiane. Da palavra ao traço, da vida à morte, da não concessão à experiência: Inês e a possibilidade de encontro ético no livro ilustrado. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/cafel/OneDrive/Área%20de%20Trabalho/A%20Casa%20Tombada/Pós%20O%20livro/Cristiane%20Rogerio_Inês.pdf.
  • ROGERIO, Cristiane; OLIVEIRA, Natália Tazinazzo Figueira de. Sobre arte, leitura e educação: a missão (impossível) da literatura. Anais do V Congresso Internacional de Literatura infantil e juvenil do CELLIJ, Presidente Prudente, 2017. Disponível em: < file:///C:/Users/cafel/OneDrive/Área%20de%20Trabalho/TUDO%20CAMI/ESTUDOS/Cristiane%20Rogerio_sobre%20arte%20leitura_cellij.pdf>.

Quem são as professoras

Que coisa incrível... Cris e Camila

Cristiane Rogerio
Jornalista desde 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas e foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos como a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da qual hoje é jurada. Em 2012 lançou o livro infantil Carmela Caramelo (Ed. Cortez e Cangrejo Editores, da Colômbia) e em 2014 o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Fez parte da formação dos mediadores da exposição Eva Furnari – Otrapalhaçaã e da exposição André Neves Em Caminhos em unidades dos Sescs de São Paulo. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias desde 2014, é colaboradora da A Casa Tombada/Facon, onde também é professora e coordena o curso de Pós-Graduação O Livro Para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação desde 2016. Ingressou no mestrado em Arte Educação no Instituto de Artes da UNESP -SP e é colunista da Revista Crescer sobre literatura infantil e cultura para a infância.

Camila Feltre
Professora e assistente de coordenação da pós “O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação” n´A Casa Tombada/Facon. É formada em Artes Visuais, mestra em Arte Educação pela UNESP e Doutoranda na mesma instituição. Escreveu o livro “É um livro? Mediações e leituras possíveis”. É arte educadora, realizando cursos e oficinas para crianças e famílias e atuando com trabalhos de formação para professores, educadores e interessados no geral sobre arte, literatura e o livro como objeto. É integrante do coletivo BARCA, que realiza intervenções artísticas com foco no brincar.

Interesse por novas turmas

Quando

22 e 29/04; 06, 13 e 20/05 (quartas-feiras)
*cinco encontros de duas horas
20h às 22h

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Educadores, mediadores de leitura, criadores de livros infantil e livros ilustrados e Interessados em livros para a infância e livros ilustrados em geral

Turma

30 pessoas

Investimento

R$200,00
em até 4x sem juros ou
7% de desconto à vista pelo PagSeguro.

 

Outros cursos d'A Casa

[09/11] Escutas radicais: ecologia de práticas e práticas em ecologia – com Sebastian Wiedemann

[09/11] A linha e seus papéis: cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[04/11] Escritas de quarentena – com Tatiana Barbosa Cavalari

[28/10] Fantasia e design nos livros ilustrados como conceito e método – com Michaella Pivetti

[28/10] Narraturgia: de curtas-metragens a narração oral – com Gazel Zayad

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[23/10] “Eu me lembro”: escrita de memórias em fragmentos – com Tatiana Barbosa Cavalari

[21/10] Maria Gabriela Llansol: fragmentos de um Cor’p’oema – com Janaina de Paula

[21/10] Poesia como ato político – com André Gravatá / 3ª turma

[20/10] Abrir-se para a escuta: de si e do mundo – com Adriana Friedmann

[15/10] Uma mala corpo casa para viajar – com Jullipop

[14/10] Construindo um livro-casa pop-up: a Engenharia de Papel em prol da narrativa – com Gustavo de Magalhães

[14/10] O rito de passagem das fotografias: reinvenção de memórias – com Sandra Lessa e professores convidados

[10/10] Oficina de colagem: O que é ser criança? – com Sofia Lemos

[10/10] De infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[07/10] Dança da mão: desenho solto – com Biba Rigo

[06/10] Introdução à técnica do Papercutting/Kiriê – com Ariádine (2ª turma)

[02/10] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar / 3ª turma – com Yohana Ciotti

[01/10] Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas – com Ana Lucia Arbex

[01/10] Oficina de poesia: O delírio da palavra – com Tatiana Fraga

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[30/09] Onde vive o movimento nas narrativas? A potência de conviver com as imagens e manter o movimento – com Melissa Migliori

[29/09] Narrando Infâncias – com Gazel Zayad

[24/09] Literatura da interioridade: reflexões sobre espiritualidade antiga – com Arturo Gamero

[16/09] Conto de Fadas: Retorno ao País da Infância – com Marco Haurélio – 3º módulo

[08/09] Mergulho na História – Linhas, agulhas e teares com Ana Luísa Lacombe

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani