Conto de acordar: memória - com Giba Pedroza

Sobre o curso

A proposta desta vivência, que se destina a contadores de histórias, educadores, pais e demais pessoas interessadas, é fazer uma imersão nas relações entre oralidade, tradição e memória afetiva. A proposta é caminhar por aquilo que convencionamos chamar de tradição e oralidade e sua relação com os contos tradicionais, as histórias de vida e a memória afetiva. A intenção é mostrar como esses conceitos se permeiam e como podem construir uma ponte entre a prática do contar e a valorização e conhecimento da cultura tradicional.

Teremos sete encontros e em cada um deles será trabalhado um tema, por meio de leitura de textos, narração de histórias e reflexões. Na última meia hora dos encontros, os participantes desenvolverão uma história coletiva inspirada em suas memórias afetivas da infância. Essa história será construída dentro da estrutura narrativa de um conto tradicional e será transformada em uma radionovela a ser apresentada no último encontro.

Percurso do curso

Encontro 1 (19/7): “Canto de Acordar Memória”
O conceito de memória afetiva como ferramenta importante no trabalho do contador de histórias, do educador e do escritor que se ocupa com a literatura também para crianças. O acervo da memória como fonte inicial de pesquisa na formação de uma linguagem artística.

Encontro 2 (20/7): “ Ciranda, Cirandinha”
A cultura infantil dos brinquedos de palavras, das brincadeiras tradicionais e dos jogos poéticos como inspiração e compreensão da formação da nossa identidade cultural e brincante.

Encontro 3 (21/7): “Assim Me Contaram, Assim Vos Contei”
As oralidades do povo brasileiro para além dos contos tradicionais. Enveredando pelos conhecimentos e saberes transmitidos pela prosa, pelo compartilhamento entre gerações diferentes de um tesouro de adivinhas, simpatias, folguedos, trovas, quadrinhas e outras riquezas nossas.

Encontro 4 (22/7) “No Começo, Era O Conto”
O que é o conto tradicional? Um breve passeio pela história dos contos tradicionais no desenvolvimento do mundo. O caminho e entrelaçamento da oralidade e da escrita. Dos mitos de criação e as mitologias de diversos povos, passando pelos contos de ensinamento, os contos tradicionais até chegar nos contos de fadas e nos contos literários. As relações entre os contos tradicionais e a criação literária.

Encontro 5 (23/7): “Entre Causos, Versos e Cantares”
A estrutura narrativa dos contos tradicionais brasileiros. Dos causos, dos contos de anedotas, dos contos maravilhosos brasileiros (ou contos de fadas brasileiros), os contos acumulativos e os contos de animais. A literatura de cordel, os repentistas e cantadores populares, os poetas populares e as Rodas de Glosa e os desafios.

Encontro 6 (24/7)
Fechamento e encaminhamento da história criada coletivamente com base nas memórias afetivas dos participantes reverberando todos os conceitos discutidos durante os encontros. Retomada de todo o percurso percorrido e sugestões para o desenvolvimento e finalização das histórias.

Encontro 7 (31/7)
Audição da radionovela inspirada pelas memórias afetivas dos participantes e que será finalizada durante a semana. Comentários de todos  sobre as impressões ao longo do curso.

Quem é a professora?

giba pedroza 2

Giba Pedroza é contador de histórias, escritor, estudioso e pesquisador da tradição e da literatura infantil. Desde 1987 trabalha com os contos e a literatura infantil, realizando apresentações e oficinas para crianças e educadores. Gravou os CDs “Roda de Histórias”  com o grupo Girasonhos e “Contos de Todos os Cantos” (C/ Renata Mattar finalista do prêmio TIM de 2008). Participou de diversos encontros e festivais de contadores de histórias no Brasil e no exterior como “Boca do Céu”- (São Paulo), “Cuenteros” (Miami), Festival de Histórias (Londrina) e outros.
Lançou pela editora Cortez os livros “Alecrim Dourado e outros Cheirinhos de Amor” (em parceria com Lenice Gomes) e “A Lenda Do Preguiçoso E Outras Histórias”. Participou de coletâneas de literatura infantil como “Contos do Quintal” (Editora Globo) e “Histórias de Quem Conta Histórias” (Editora Cortez). Foi roteirista e apresentador do especial infantil “A Menina Trança Rimas”, produzido e exibido na TV Cultura e que homenageou a escritora Tatiana Belinky.

Quando

De 19 a 24/7 e 31/7
Das 9h às 11h

 

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Investimento

R$ 490,00

PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 3,5% de desconto para pagamentos via boleto bancário.

PayPal
* 3,5% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 6X sem juros no cartão de crédito.

VOCÊ PRECISA  ESPERAR  A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com 

Informações sobre bolsa
Clique aqui

Outros cursos d'A Casa

[31/07/21] Bate-papo: Paraskeué e os processos de cura – com Flávio Fêo e Naine Terena

[27/07/21] Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra – com Simone Grande

[27/07/21] Poesia marginal e periférica – com Jéssica Balbino

[27/07/21] Mergulho da História: o Lobo – com Ana Luísa Lacombe

[26/07/21] Evolurir ou rirvolucionar: a graça de viver – com Paulo Federal (Palhaço Adão)

[26/07/21] Narração de Histórias e o Direito à Preguiça – com Giuliano Tierno

[26/07/21] O ovo, a tartaruga e a noite: mitos de origem e o gesto criativo – com Ana Gibson e Juliana Franklin

[24/07/21] Rodas populares – com Xavier Francisco

[24/07/21] A arte de narrar histórias pretas – com Giselda Perê

[23/07/21] Uma leitura indígena sobre o Pensamento de Fanon – com Geni Núñez

[23/07/21] Masculinidades: sociedade, política e subjetividade – com Marcos Felinto e Viny Rodrigues

[22/07/21] #artistaDEFpresente: novas perspectivas sobre o corpo com deficiência – com Estela Lapponi

[22/07/21] “(…) Ou talvez tanta revolta” – Educação, Literatura de autorias negras e Construção de Imaginários – com Juliana e Magno

[21/07/21] Estudos para nascer palavra – com André Amaral

[21/07/21] Poéticas caiçaras: memórias subterrâneas e oralidade pulsante – com Janaína de Figueiredo

[20/07/21] O sacy conta sua história – com Tati Fraga

[20/07/21] Invenção Literária: do começo aos meios – com Cristino Wapichana

[20/07/21] Entre infâncias e literaturas – com Juliana Correia

[20/07/21] Férias com a Carroça de Mamulengos

[20/07/21] III Ciclo de encontros: Poética latino-americana e pensamento da descolonização: caminhos, narrativas e utopias – com Bruno Simões

[19/07/21] C.A.S.A./Combo de Arte Sonora & Afins – com Ricardo Aleixo

[19/07/21]Conversas ao pé do fogo. Viver e contar: a maravilha dos mundos – com Mara Vanessa

[19/07/21] A fotografia como arte literária – com Dúnya Azevedo

[19/07/21] A mulher que se escreve – com Ciça Lessa