LIVRO PARA A INFÂNCIA E LIMITES: OS TEMAS E DESIGN NA CONTEMPORANEIDADE

Sobre o curso

A história do livro infantil no Brasil e no mundo é uma história sobre limites. Em relação aos enredos, as condições da sociedade ditam o que é apropriado ou não para as crianças – e sempre há os que querem vencer as barreiras. Na parte gráfica de se criar livros, a depende de ser bonança ou crise os limites do design variam conforme tiragem ou formato do mercado no qual a obra vai circular. As professoras Camila Feltre e Cristiane Rogério, pesquisadoras e coordenadoras do curso de pós-graduação O LIVRO PARA A INFÂNCIA, irão discorrer nestes 8 encontros como este vaivém de possibilidades influencia na forma que mediamos ou estudamos os livros para crianças e adultos.

ENCONTRO 1 – Pontos principais do que podemos encontrar hoje nas prateleiras dedicadas à literatura para crianças e jovens e pesquisas das professoras
ENCONTRO 2 – Linha do tempo do livro infantil e como todos nós fazemos parte
ENCONTRO 3 – O livro como objeto e experimentações ao longo dos tempos
ENCONTRO 4 – Memórias, os temas difíceis e a censura
ENCONTRO 5 – Oficina de fazer livro-memória
ENCONTRO 6 – Oficina de fazer livro-memória
ENCONTRO 7 – Compartilhar histórias, contar sobre si
ENCONTRO 8 – Desfecho: para onde podemos ir agora?

Quem são as professoras?

CAMILA FELTRE Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – onde completa doutorado atualmente – e graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Escreveu o livro É um livro? Mediações e leituras possíveis publicado pela Editora UNESP, fruto da pesquisa de mestrado defendida em 2015 no Instituto de Artes da UNESP. Atuou como educadora em instituições culturais como Centro Cultural São Paulo, Espaço de leitura, Casa das Rosas e no Programa de iniciação artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente oferece cursos e oficinas para crianças e famílias voltadas ao livro-objeto com foco no brincar. É professora na Pós-graduação O livro para a infância d’A Casa Tombada/Facon, e nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) atuando na Pós-graduação Docência na Educação infantil.

Cris

CRISTIANE ROGERIO Jornalista desde 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas e foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos como a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano. Em 2012 lançou o livro infantil Carmela Caramelo (Ed. Cortez e Cangrejo Editores, da Colômbia) e em 2014 o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Fez parte da formação dos mediadores da exposição Eva Furnari – Otrapalhaçaã  e da exposição André Neves Em Caminhos em unidades dos Sescs de São Paulo. Trabalha n’ A Casa Tombada/ Facon desde sua fundação, em 2015. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação Narração Artística e é professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação O Livro Para a Infância – Processos Contemporâneos de Criação, Circulação e Mediação. Em 2019 retornou à revista Crescer como colunista sobre cultura e infância.

Quando

16/4 a 4/6 (às quintas-feiras)
Horário: das 19h30 às 22h

Onde 

A Casa Tombada
Rua Ministro Godói, 109
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05015-000
[ Google Maps ]

Público

Autores, educadores, mediadores, profissionais do mercado livreiro, interessados na história do livro para a infância.

Turma

20 pessoas

Investimento

 R$ 550,00
em até 4x sem juros ou
7% de desconto à vista pelo PagSeguro.

 

*Alunos e ex-alunos de pós d’A Casa têm 15% de desconto.
É preciso mostrar comprovação no dia do evento.

Valor pelo ciclo: R$ 467,5,00
em até 4x sem juros ou
7% de desconto à vista pelo PagSeguro.

 

Outros cursos d'A Casa

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias