Clínica de Obra: processos de criação e escrita - com Sebastian Wiedemann

Sobre o curso

O curso se propõe como um espaço de acompanhamento e escuta, mas também de assessoramento e supervisão de processos de criação que podem acontecer pelos mais diversos meios (visuais, cinematográficos, corporais, escriturais, espaciais, etc.). Isto é, se em cursos anteriores nos perguntamos pela gênese de um processo de criação (sem isto ser pré-requisito para este curso), nesta oportunidade do que se trata é de mergulhar no desenvolvimento de um processo que dê lugar a uma obra (que talvez não se conclua no tempo do curso, mas que pelo menos ganhe consistência na sua dimensão projetual). Portanto, apresenta-se como requerimento do curso que os participantes tenham um projeto de produção artística (de obra) em marcha ou por começar. Do mesmo modo o curso aspira a que de cada processo de criação possa se desdobrar um processo de escrita, seja ela criativa, reflexiva ou crítica. Isto é, também procuramos pensar a produção da obra com a escrita e que a escrita por sua vez nutra o processo de criação.  

 

Percurso do curso

Encontro 1 (13/10): apresentação dos projetos de criação por parte dos participantes.

Encontro  2 (20/10): acompanhamento 1, dos processos de criação sob modalidade dialogal.

Encontro 3 (27/10): atravessamentos escriturais, exercícios de escrita que provoquem, pensem e tensionem os processos de criação.  

Encontro 4 (03/11): acompanhamento 2, dos processos sob modalidade dialogal.

Encontro 5 (10/11): transbordamentos escriturais, exercícios de escrita que intensifiquem os próprios processos de criação.

Encontro 6 (17/11): acompanhamento 3, dos processos sob modalidade dialogal + considerações finais e possibilidades de continuação. 

 

Referências bibliográfica

DELEUZE, G. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G. ¿Qué es el acto de creación? FERMENTARIO, [s. l.], v. 6, p. 1–16, 2012.

LAPOUJADE, David. As existências minimas. São Paulo: N-1, 2017.

MANNING, E. The Minor Gesture. Durham: Duke University Press Books, 2016.

MANNING, E. O que as coisas fazem quando se moldam: O caminho do anarquivo. In: RIBEIRO, W.; BRIONES, H. (org.). Artes: novos modos de habitar/viver. São Paulo: Intermeios, 2019. p. 139–167.

STENGERS, I. Introductory Notes on an Ecology of Practices. Cultural Studies Review, v. 11, n. 1, p. 183–196, 2005.

Quem é o professor

Sebastian Wiedemann

Sebastian Wiedemann é cineasta-pesquisador e filósofo. Doutor em Educação (Práticas Artísticas e Aprendizagem) pela Unicamp, atua nos seguintes campos: pesquisa-criação, novas metodologias de pesquisa em Artes e embriologia dos processos de criação.

 

Quando

Às quartas-feiras
Dias 13, 20 e 27/10;  3, 10 e 17/11
Das 19 às 21h

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Investimento

R$ 360,00

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Bolsas de estudo

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