O desenho da escrita e a escrita no desenho – com Edith Derdyk

Sobre o curso

Desenhar e escrever são atos correlatos, desde sempre. Se o ato de desenhar – traçar, arrastar, puxar, projetar, designar – é a linguagem mais antiga e permanente que atravessa o arco da civilização, o ato de escrever riscar, gravar, grafar – também nasce, originariamente, como gesto que se inscreve no mundo. Traçar, marcar, grafar, vincar, estampar, imprimir,  apontar, sinalizar são algumas das ações correlatas dos atos de escrever e desenhar, que acontecem sobre superfícies – campos de pouso – designando ícones que emitem sons e sentidos e delineando imagens de mundo.

Dentro da palavra desenho habita signum, revelado por gestos que riscam, rabiscam, cavoucam e traçam sinais nas matérias do mundo – do barro à tela eletrônica. Signos se tornam imagens que são vistas e lidas, que capturam memórias e lançam imaginários.

O desenho e a escrita denotam entrecruzamentos oriundos de um corpo que pressente, recorda, projeta, se movimenta, imagina, nomeia, observa e designa o que vê, percebe, sente, presentifica, inscrevendo na linguagem as extensões de suas ações no mundo.

Eis o convite para nosso breve percurso no tempo: a captura de algumas das conjunções, fricções, contradições e cisões ontológicas entre a natureza da imagem e a da palavra através de recortes históricos acompanhados de um repertório iconográfico e bibliográfico. A intersecção da linha-desenhada com a linha-escrita acontece no reconhecimento dos signos presentificados pela recorrência dos gestos de gravar e grafar. As apresentações serão motivações para experimentações práticas a serem realizadas no decorrer dos encontros, para quem desejar vivenciar o mergulho no gesto que grafa sinais.

 

Percurso do curso

Encontro 1 (13/4)
Do barro à tela: as trilhas do gesto no tempo.

Encontro 2 (20/4)
A palavra desenhada e a imagem escrita: pictográfico, hieróglifo, inscrição, ideograma, iluminura, manuscrito, palimpsesto, glosa, caligrafia, caligrama.

Encontro 3 (27/4)
De Mallarmé à Poesia Visual: o signo pleno de forma/conteúdo.   

 Encontro 4 (4/5)
Grafar lugares: do plano ao espaço

 

 Bibliografia sugerida:

 BOTTERO, Jean; MORRISON, Ken e outros: Cultura, Pensamento e Escrita; Editora Ática.SP,1987.
BRITO, Amir Cador: O Livro de Artista e a Enciclopédia Visual. UFMG.BH,2016.
CALVINO, Italo: Visibilidade in; 6 Propostas para o Próximo Milênio. Cia das Letras.SP, 1990.
CAMPOS, Haroldo de : Ideograma – lógica, poesia, linguagem. Editora Cultrix. SP, 1977.
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS. Haroldo de.; PIGNATARI, Décio: Teoria da Poesia Concreta. Ateliê Editorial; SP 
CHARTIER, Roger: Inscrever & Apagar. Editora UNESP. SP,2007.
DERDYK., Edith : Disegno.Desenho.Desígnio. Organização. Editora Senac. SP, 2008
DERRIDA, Jacques: Pensar em não ver. Editora UFSC. SC, 2012.
FLUSSER, Vilém: A Escrita: há futuro para a  escrita? Editora Annablume. SP,2010.
HORCADES, Carlo M. : A evolução da escrita. SENAC.RJ, 2004.
NOVARINA, V alère: Diante da Palavra. Editora 7 Lettras. RJ, 2009.
PAZ, Octavio: Signos em Rotação. Editora Perspectiva. SP, 1972.
PARMIGGIANI, Claudio: Alfabeto in Sogno – dal carne figurato alla poesia concreta. Editora Mazzotta. Milão.2002. 
RANCIÈRE, Jacques: O espaço das palavras – de Mallarmé a Broodthaers. Editora Relicário.BH,2020.
RANCIÈRE, Jacques: O destino das Imagens. Editora Contraporto.RJ,2012.
SORDET, Yann: Da Argila à Nuvem. Ateliê Editorial/Edições SESC. SP, 2019.
VALÉRY, Degas: Degas.Dança.Desenho. Editora Cosac&Naify. SP, 2006.

Quem é a professora

edith

Edith Derdyk atualmente coordena a pós-graduação Caminhada como Método para a Arte e a Educação, n’A Casa Tombada, e organiza imersões pela plataforma Bagagem: caminhada como prática poética www.bagagem-caminhada.com.  

Artista presente em exposições coletivas e individuais desde 1981, no Brasil e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia). 
Prêmios, bolsas e residências: Edital Fundação Marcos Amaro (2017/18); Título Doctora Honoris Causa, 17, Instituto Estudios Criticos Cidade do México (2017); Edital PROAC Incentivo à Literatura Poesia (2015); Edital PROAC Livro de Artista (2014); Residência Can Serrat Espanha (2013); Prêmio Funarte Artes Visuais (2012); Residência The Banff Centre Canadá (2007); Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros (2004); Bolsa Vitae de Artes (2002); Categoria Tridimensional, APCA (2002); The Rockefeller Foundation artista pesquisadora Bellagio Center, Itália (1999); Artista residente MAC-USP/Vermont Studio Center, USA (1993); Bolsa Fiat Artes Visuais (1990). 

Para acessar seus livros (ensaios, infantis, livros de artista):
http://cargocollective.com/edithderdyk                 

Para acessar seu trabalho plástico:
https://issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk.  

                              

 

Quando

Dias 13, 20, 27/4 e 4/5 (às terças-feiras)
Horário Das 19h às 21hs

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Turma

30 pessoas

Investimento

R$ 200,00

PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário.

PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 6X sem juros no cartão de crédito.

VOCÊ PRECISA  ESPERAR  A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com 

.

Outros cursos d'A Casa

[03/07/21] Experiência urbana em Walter Benjamin: imagem-pensamento-cidade – palestra com Paola Berenstein

[05/06/21] Da aldeia à cidade: nosso nomadismo sedentário – palestra com Guilherme Wisnik

[03/06/2021] Recorte a vida e transforme em arte -com Sofia Lemos (Módulo IV: Desconstrução de paisagens com colagem)

[25/05/21] O Sentido da Odisseia – com Fabio Malavoglia

[11/05/21] Mães que contam: um exercício de escuta, reflexão, narrativa e escrita da maternidade – com Letícia Fagundes

[10/05/21] Narrativas de comida: falar de si, ler o mundo, cultivar o sensível – com Ursula Verthein

[08/05/21] Oficina escultura-colagem – com Sofia Lemos

[08/05/21] Uma conversa sobre a jornada de um contador de histórias – com Francisco Gregório Filho

[08/05/21] Percorrer a cidade a pé: ações teatrais e performativas no contexto urbano – palestra com Verônica Veloso

[06/05/2021] Recorte a vida e transforme em arte -com Sofia Lemos (Módulo III: Técnicas Mistas e a colagem)

[03/05/21] Pensar é pensar sempre por outros meios: laboratório de pensamento cinematográfico – com Sebastian Wiedemann

[29/04/21] Descobrindo os 4 elementos da astrologia em nós – com Liliane Pellegrini e Melissa Migliori

[28/04/21] O que é o Novo Ensino Médio? – com Carlos Castanha

[23/04/21] II Ciclo de encontros: Poética latino-americana e pensamento da descolonização: caminhos, narrativas e utopias – com Bruno Simões

[23/04/21] BiograĐmeas: um carteado com o passado feminino, com Sandra Lessa e Tatiana Lohmann

[22/04/21] Ateliê online 2 – com Biba Rigo

[20/04/21] Maurice BLANCHOT: a escritura do desastre e o tempo messiânico – com João Gomes

[20/04/21] Escrever, costurar, vestir – Jonas Samudio

[10/04/21] Janela laboratório: imersão de criação artística em narração oral – com Simone Grande

[08/04/2021] Recorte a vida e transforme em arte -com Sofia Lemos (Módulo II: A colagem e os cinco sentidos)

[07/04/21] Uma mala corpo casa para viajar (módulo 2) – com JulliPop

[05/04/21] Cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[03/04/21] Contar Histórias, Reinventar Mundos – com Emilie Andrade

[02/04/21] O Outro como contradição – com Giuliano Tierno

[26/03/21] Histórias para manter o céu suspenso – com Angela Pappiani

[15/03/21] Escutas radicais: ecologias escriturais e criativas – com Sebastian Wiedemann

[24/02/21] Grupo de Estudos: Do mito ao conto, do conto ao mito: uma jornada poética – com Marco Haurélio