Uma clínica para hoje - Grupo de estudos de Psicanálise e Filosofia com Carla Ferro

Sobre o curso

“Basta que vocês vão olhar em Roma a estátua de Bernini para compreenderem logo que ela está gozando, não há dúvida. E do que é que ela goza? É claro que o testemunho essencial dos místicos é justamente o de dizer que eles o experimentam, mas não sabem nada dele. (…) Não é lorota, nem falação, é em suma o que se pode ler de melhor – e podem acrescentar Os escritos de Jacques Lacan, porque é da mesma ordem. Com o que, naturalmente, vocês vão ficar todos convencidos de que eu creio em Deus. Eu creio no gozo da mulher, no que ele é a mais.”
(Jacques Lacan)

A partir deste ano nosso grupo de estudos irá se dedicar à Psicanálise, para sentir, de seu interior, os seus limites. E, na medida de nossas forças, tensioná-los.

Jacques Lacan, esse personagem interessantíssimo, que despertou o gênio subversivo da psicanálise, uma espécie de Freud barroco, que comparou o inconsciente a uma fuga de Bach e disse que “A mulher não existe”, nos servirá de pré-texto enquanto mobilizamos todos os nossos esforços para pensar uma clínica para hoje, que possa contemplar a coincidência entre ética e saúde mental.

No primeiro semestre vamos percorrer o livro 20 de seu seminário, “Mais, ainda”, para conversar sobre cultura patriarcal, modalidades de gozo, desejo, subjetivação, laço social, édipo e anti-édipo, equívoco, amor.

Importante:
Para confirmar sua participação envie este formulário respondido: http://bit.ly/37dnWq4

Só envie o formulário se puder se comprometer com o pagamento do valor indicado por você, respeitando também as datas indicadas.

Se o valor dos encontros impedir sua participação, proponha o valor e as datas de pagamento com que puder se comprometer, considerando que o grupo só se confirmará se o valor total atingido for sustentável.

Se você deseja contribuir com um valor superior ao proposto, indique-o no formulário, pois isto poderá viabilizar a participação de pessoas que não podem se comprometer com o valor integral.

Você receberá a confirmação dos encontros por e-mail até o dia 5 de março.

Quem são os professores?

Carla Ferro é psicoterapeuta, filósofa e pesquisadora. É cofundadora do Café Filô, coordena grupos de estudos de filosofia, clínica da individuação e educação, e é autora do livro É necessário, o impossível. Sua tradução do livro O Clarão de Espinosa, de Romain Rolland, publicada em 2019.

Quando

Março: 11 e 25/3; 8 e 22/4; 6 e 20/5; 3 e 17/6 e 1/7
Horário: das 19h30 às 22h (sempre às quartas-feiras)

Onde 

A Casa Tombada
Rua Ministro Godói, 109
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05015-000
[ Google Maps ]

Público

Geral.

Turma

10 pessoas

Investimento

Valor total: R$ 1.000,00 em até 5 vezes de R$ 200,00
(transferência bancária até o dia 5 dos meses de março, abril, maio, junho e julho)

Outros cursos d'A Casa

[16/04] LIVRO PARA A INFÂNCIA E LIMITES: OS TEMAS E DESIGN NA CONTEMPORANEIDADE

[08/04] Curso Livre de Desenho: Experiências e Métodos, com Fernando Chuí

[06/04] Entre ser um e ser mil: O livro de artista como espaço poético, com Edith Derdyk 

[11/03] Curso de Extensão/ Ética, Estética e Infância: meditações a partir da obra de Hannah Arendt, com Cláudia Vasconcelos

[09/03] Encontros com o Povo Verdadeiro, com Angela Pappiani

[11/03] Pesquisa na Escola é Possível, com Celina Fernandes e Pedro Sales

[05/03] ISTO É (TAMBÉM) UM LIVRO ILUSTRADO, com Odilon Moraes

[02/03] Oficina de Redação para o Vestibular: escrever pode ser transformador!