Sobre o curso
Na tentativa de identificar nossa própria polifonia, assim como de criar intimidade com as vozes que nos habitam, buscaremos aproximar a “boca do ouvido” num exercício de “escutar” como possibilidade de ser afetada e de “dizer” (ou cantar, contar, ler, recitar e outros modos de enunciar) como provocar afetos.
Investigaremos esse lugar de fronteira, de fricção, de transição, de furo, de passagem, de esvaziamento, de aventura, esse lugar de escuta de si e da outra, de viver a voz-escuta na experiência do encontro. Experimentar outros modos de dizer com voz, cuidar da palavra, cuidar de si, cuidar da outra, criar outras vozes, abrir espaço dentro e fora, respirar, fazer silêncio, investigar e trilhar caminhos para se chegar à voz própria: são todos convites para que possamos habitar o próprio corpo, para que possamos habitar a própria voz.
Percurso do curso:
– práticas de escuta
– ensaios e narrativas: modos de dizer da voz-experiência
– poéticas da anatomia da voz e da escuta
– respirações
– timbres da voz
– modos de enunciar – gêneros e estilos
– a voz própria
– a voz como gesto
– experimentar vozes
– cartografias da voz
– escrever a voz
– para onde me leva a voz? para onde me leva a escuta?
Referências bibliográficas:
Bagno, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
Barcena, Fernando. El Delirio de las palavras: ensayo para una poética del comienzo. Barcelona: Herder Editorial, 2004.
Bosi, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo. Companhia das Letras, 2004.
Cavarero, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
Flusser, Vilém. Gesto. São Paulo: Annablume, 2014.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
Larrosa, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Nogueira, Isabel Porto. Lugar de fala, lugar de escuta: criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artística e com as epistemologias feministas. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.2, 2017, p.1-20.
Oliveros, Pauline. Deep Listening: a composer´s sound practice. New York Lincoln Shangai, 2005.
Orlandi, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Skliar, Carlos. Desobedecer a linguagem: Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Sundberg, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo. Edusp, 2015.
Zumthor, Paul. Escritura e Nomadismo: entrevistas e ensaios. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Sonia Queiroz. Cotia. SP: Ateliê Editorial, 2005.
A quem este curso de destina: qualquer pessoa interessada em investigar a própria voz
Sobre a professora

Renata Gelamo é arte-educadora, fonoaudióloga e produtora cultural. Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora dos cursos de pós-graduação “Canção Popular: criação, produção musical e performance” e “Pedagogia vocal: expressão e técnica” na Faculdade Santa Marcelina – FASM; professora do curso de pós-graduação “Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano” na FACON/A Casa Tombada. Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de voz, escuta, canção popular, pedagogia vocal e narrativas. Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. Fundadora do Ateliê de Voz.
Quando
Dia 09 de julho (sábado)
das 9h30 às 17h
Onde
(Presencial)
Rua Cel. Leme, 371 – Bragança Paulista
Investimento
R$ 200,00
Alunes e ex-alunes d’A Casa Tombada têm desconto de 10% em todos os cursos livres.
É só pedir o cupom de desconto pelo email cursos@acasatombada.com
Pagar.me
Parcela única no boleto bancário ou em até 10 X sem juros no cartão de crédito
PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito
VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos@acasatombada.com
Bolsa de estudo
Aceitaremos inscrições para o processo de bolsa até sete (7) dias antes do início do curso.
[ Mais informações clique aqui ]