Educação antirracista com histórias: Mitos e contos africanos e afro-brasileiros - com Giselda Perê

Sobre o curso

O racismo estrutural construiu caminhos de marginalização das histórias das culturas negras, invisibilizando as narrativas negras nos processos formativos de crianças, jovens e adultos. Mas ainda é tempo de se somar na luta antirracista, seja como artista, como educadora/educador, ou como responsáveis direto por uma criança. Vamos descobrir o quanto as histórias das culturas tradicionais podem nutrir imaginários e mostrar a sabedoria e riqueza de nossas heranças ancestrais.

 

Programa

Primeiro encontro (09/06)
A tradição oral – resistência e persistência.

Segundo encontro (16/06)
A mitologia dos orixás: por que contar?

Terceiro encontro (23/06)
Contos tradicionais: conhecendo povos africanos por sua própria voz.

Quarto encontro (30/06)
Como narrar as histórias da nossa ancestralidade? Lidando com os racismos

 

Bibliografia

ARAÚJO, Patrício Carneiro. Entre ataques e atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas. São Paulo: Arché, 2017.

BÂ, Amadou Hampaté. Amkoullel, o menino fula. São Paulo: Palas Athena: Acervo África, 2013.

BÂ, Amadou Hampaté. A tradição viva.In: KI-ZERBO, Joseph (ed.) História geral da África. v. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília, DF: Unesco, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000318.pdf (Acesso em: 15 jan. 2020

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Brasília, DF, 2003

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 14 jan. 2020.

Quem é a professora

Giselda Perê

Giselda Perê artista e educadora há 20 anos, Mestra em Arte/Educação pelo Instituto de Artes da Unesp, fundadora do Agbalá Conta núcleo de pesquisa e narração de histórias das culturas negras.

Quando

9, 16, 23 e 30/06 (sempre às terças-feiras)
Das 19h às 21h

 

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Turma

30 pessoas

Investimento

R$160,00
em até 4x sem juros ou
7% de desconto à vista pelo PagSeguro.

 

Outros cursos d'A Casa

[15/07] Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra – com Simone Grande

[02/07] Que coisa incrível é um livro: história, criação e infâncias – com Cristiane Rogerio e Camila Feltre

[01/07] Diálogos acerca do Bem e do Mal nos Contos Tradicionais – com Kelly Orasi

[01/07] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento – com Edith Derdyk

[29/06] Mediação em Leitura Literária: uma conversa sobre Direitos Humanos – com Penélope Martins

[25/06] O Caderno Como Lugar de Existência – com Renata Stort

[25/06] Dinâmica das artes no Sul-Sul: Brasil e África do Sul – com Luciara Ribeiro

[18/06] Corpo e Comunicação – com Letícia Liesenfeld

[16/06] Mergulho na História: O Barba Azul – com Ana Luísa Lacombe

[12/06] O que há no coração que nos faz imaginá-lo tanto? – com Giuliano Tierno

[09/06] Escrever a voz – com Ângela Castelo Branco e Renata Gelamo

[03/06] Curso de Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos

[21/05] A Peste e a Cidade: Albert Camus e Maurice Blanchot – com João Gomes

[19/05] Narrativas Adormecidas: OutrosRetratos – com Sandra Lessa

[15/05] A Arte da Escuta: Sobre leveza e exatidão com Giuliano Tierno

[11/05] Poética do nascimento – com Arturo Gamero

[04/05] Entre ser um e ser mil: O livro como espaço poético – com Edith Derdyk

[29/04] Encontros com o Povo Verdadeiro – com Angela Pappiani