Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

Sobre o curso

Carolina Moreyra e Odilon Moraes partem para uma novíssima versão deste curso que está em sua 6ª edição. Pela primeira vez, uma dinâmica criada completamente online para enfrentarmos a distância do isolamento social e acolhermos quem ainda não pôde participar das incríveis imersões com estes professores na Casa Tombada.

Como construir um texto levando em conta a imagem? Como criar imagens levando em conta o lugar da palavra? Como começamos uma história? Os autores do premiado livro Lá e Aqui, Lulu e o Urso (ambos pela editora Pequena Zahar), O Guarda-Chuva do Vovô (DCL) e o recém-lançado Entrevistas (Moderna) estarão online para encontros sobre as diversas possibilidades de criar um livro ilustrado – ou o “Picture book”, gênero textual em que as relações entre palavra, imagem e design estão completamente entrelaçadas para a compreensão da narrativa.

Ao longo das aulas serão analisadas obras ilustradas clássicas e contemporâneas e propostos exercícios de criação acompanhados de discussões coletivas e individuais. A ideia é que ao final da oficina cada aluno tenha produzido um boneco (protótipo) de um livro ilustrado (texto + rascunho das ilustrações).

O curso é composto por uma parte teórica e uma prática. A parte teórica se dará em 6 encontros de duas horas, conforme calendário. A parte prática acontecerá da seguinte maneira: 2 encontros para a apresentação coletiva da etapa final de texto e da etapa final de boneco, também conforme calendário abaixo. E entre cada aula, serão indicados exercícios para serem feitos individualmente, que terão retorno dos professores via e-mail, e comentários dos colegas via WhatsApp.

OBS.: Os professores destacam que não é pré-requisito saber desenhar.

ENCONTRO 1 – 8/9
Conceito do livro ilustrado

ENCONTRO 2 – 15/9
Como começa e se constrói uma história – proposta de criação

ENCONTRO 3 – 22/9
Narrador, personagem, escritor e leitor – vozes do texto

ENCONTRO 4 – 29/9
Pensando a palavra na construção desta história

ENCONTRO 5 – 6/10 (encontro estendido para 2h30 de duração)
Apresentação dos projetos – primeira etapa com texto pronto

ENCONTRO 6 – 13/10
Quando a imagem conta – livro-imagem e a imagem narrativa

ENCONTRO 7 – 20/10
O tempo da narrativa na sequência de páginas – construção do boneco (protótipo)

ENCONTRO 8 – 27/10 (encontro estendido para 2h30 de duração)
Apresentação do boneco (protótipo) de um livro ilustrado (texto + rascunho das ilustrações) e conversa geral sobre os projetos.

Quem são os professores

CAROLINAMOREYRA

Carolina Moreyra estudou cinema na London Film School, Inglaterra. Escreveu três livros ilustrados: O Guarda-Chuva do Vovô, Editora DCL, ganhador dos prêmios O Melhor Livro do Ano para Crianças e Escritor Revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); e Lá e Aqui, Editora Pequena Zahar, ganhador dos prêmios O Melhor Livro do Ano para Crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Jabuti e, mais recentemente, Lulu e o Urso (Pequena Zahar). Em 2017 escreveu a adaptação para o Teatro do livro A Princesinha Medrosa, de autoria de Odilon Moraes. Com Odilon Moraes, lançou Bia e Elefante, Bia e o Elefante Piquenique (ambos editora Jujuba) e Entrevistas (Moderna). É professora do curso de pós-graduação O Livro para a Infância n’ A Casa Tombada.

ODILONBYCRIS

Odilon Moraes é graduado em arquitetura pela USP, iniciou na literatura em 1990 como ilustrador e depois lançou diversos livros como autor. Recebeu quatro prêmios Jabutis pelas imagens de A Saga de Sigfried, em 1994; O Matador, em 2009; Lá e Aqui, em 2016 e Teleco, O Coelhinho, 2017. No ano de 2014 entrou para a lista de honra do International Book Board for Youth (IBBY). Desde de 2005 ministra palestras, oficinas e escreve artigos sobre a história e o conceito do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, Fundação Lasar Segall, Instituto Europeu di Design (Brasil), SESC e, mais recentemente, o Instituto Vera Cruz e a UNICAMP. Em 2018, recebe o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, um destaque oferecido pela Revista Crescer (Editora Globo) e, com o livro Rosa (Editora Olho de Vidro), vence o Prêmio FNLIJ 2018 nas categoria melhor livro para criança e melhor ilustração e entra novamente para a lista do selo White Ravens, da biblioteca alemã em Munique, junto ao “Lá e Aqui”. Com Carolina Moreyra, lançou Bia e Elefante, Bia e o Elefante Piquenique (ambos editora Jujuba) e Entrevistas (Moderna). É professor do curso de pós-graduação O Livro para a Infância n’ A Casa Tombada.

Quando

Dias 08, 15, 22 e 29/9; 06, 13, 20 e 27/10 (terças-feiras)
Horário: das 19h30 às 21h30

Todos os encontros são gravados, portanto é possível fazer a inscrição após o início do curso e ter acesso ao conteúdo anterior

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Turma

12 pessoas

Investimento

R$ 800,00
em até 4x sem juros ou
7% de desconto à vista pelo PagSeguro

Outros cursos d'A Casa

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[02/09] Poesia como ato político – com André Gravatá / 2ª Turma

[02/09] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / módulo II

[02/09] Sobre o animar e o animar-se – com Luiza Christov

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[28/08] Contar histórias, reinventar mundos – com Emilie Andrade / 2ª turma

[28/08] Direito à Preguiça: Sobre Imaginar Narrativas do Repouso no Cotidiano – com Giuliano Tierno

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani

[08/08] Oficina de colagem: Álbum de família – com Sofia Lemos

[04/08] Mergulho na história: Branca de Neve e Cinderela – com Ana Luísa Lacombe

[03/08] Narração Artística: Conversas sobre os paradoxos no ato de contar histórias nas cidades – com Giuliano Tierno

[25/07] Ateliê de vídeo para contar histórias – com Yohana Ciotti

[24/07] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar – com Yohana Ciotti

[30/07] A Escritura do Desastre – com João Gomes

[21/07] Narrativas Adormecidas: O rito de passagem das fotografias – com Sandra Lessa