Sobre o animar e o animar-se – com Luiza Christov

Sobre o curso

A Casa Tombada, em parceira com o movimento Ação Arte Cine Solidária, vai reverter o valor das inscrições deste curso para a compra de cestas básicas para famílias de trabalhadores do departamento da arte do audiovisual que estão sem renda neste momento.
Para saber mais sobre esse movimento, acesse o link https://cestasaudiovisualsp.wixsite.com/meusite

Sobre o curso 
Representações sobre a palavra ânimo. Palavras irmãs: alma, animal e ânimo. Ânimo e mitologia. Animar-se como ensinam povos originários. Ânimo e sagrado: que encontro é esse? Animar-se como aprender em tragédias. Ânimo como desejo. Várias camadas do animar a si e ao outro. Ânimo e consumo. Animar-se como superar a indiferença pelo outro. Animar-se e animar como empatia. Ânimo e presença. Ânimo e esperança como devir.

 

Programa

Encontro 1 (02/09) – Representações dos participantes sobre a palavra ânimo. Alma, animal, ânimo. Ânimo e mitologia.
Encontro 2 (09/09) – Animar-se como ensinam povos originários. Ânimo e sagrado. Animar-se como aprender em tragédias. Ânimo como desejo.
Encontro 3 (16/09) – Várias camadas do animar a si a ao outro. Ânimo e consumo. Animar-se como superar a indiferença pelo outro.
Encontro 4 (23/09) – Animar-se e animar como empatia. Ânimo e presença.
Ânimo e esperança como devir.

Bibliografia principal para compor o curso

ARISTOTELES. De ânima. Trad. Maria Cecilia Gomes dos Reis. São Paulo, Edit. 34, 2006.

FOUCAULT, Michel. Uma estética da existência. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.

MACHADO, Vanda. Pele da cor da noite. 1. ed. Salvador: Edufba, 2013. v. 1. 151p

MENEZES, Ana Luísa Teixeira de. A alegria do corpo-espírito saudável: ritos de aprendizagem guarani. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006a.

Quem é a professora?

Luiza

Professora, doutora e mestre em Educação (PUC-SP), Luiza Christov é pesquisadora do Instituto de Artes da UNESP e d’A Casa Tombada. Assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, é também consultora do Programa Fábrica de Cultura-Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Escreve e pesquisa a partir de referências geradas nos seguintes campos: coordenação pedagógica; filosofia; psicologia da educação; conhecimento e formação docente. Realizou estágios de pós-doutoramento junto à Universidade de Barcelona (Espanha) e junto ao Teachers College da Universidade de Columbia (EUA).

Quem é a professora?

Quando

Dias 02, 09, 16, 23/09 (quartas-feiras)
Das 19h30 às 21h30

Todos os encontros são gravados, portanto é possível fazer a inscrição após o início do curso e ter acesso ao conteúdo anterior

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

artistas, estudantes e interessados em geral.

Turma

30 pessoas

Investimento

R$ 160,00

PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário. Pagamentos online também têm desconto de 7%, mas estão disponíveis apenas para alguns bancos.

PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.

Outros cursos d'A Casa

[09/11] Escutas radicais: ecologia de práticas e práticas em ecologia – com Sebastian Wiedemann

[09/11] A linha e seus papéis: cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[04/11] Escritas de quarentena – com Tatiana Barbosa Cavalari

[28/10] Fantasia e design nos livros ilustrados como conceito e método – com Michaella Pivetti

[28/10] Narraturgia: de curtas-metragens a narração oral – com Gazel Zayad

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[23/10] “Eu me lembro”: escrita de memórias em fragmentos – com Tatiana Barbosa Cavalari

[21/10] Maria Gabriela Llansol: fragmentos de um Cor’p’oema – com Janaina de Paula

[21/10] Poesia como ato político – com André Gravatá / 3ª turma

[20/10] Abrir-se para a escuta: de si e do mundo – com Adriana Friedmann

[15/10] Uma mala corpo casa para viajar – com Jullipop

[14/10] Construindo um livro-casa pop-up: a Engenharia de Papel em prol da narrativa – com Gustavo de Magalhães

[14/10] O rito de passagem das fotografias: reinvenção de memórias – com Sandra Lessa e professores convidados

[10/10] Oficina de colagem: O que é ser criança? – com Sofia Lemos

[10/10] De infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[07/10] Dança da mão: desenho solto – com Biba Rigo

[06/10] Introdução à técnica do Papercutting/Kiriê – com Ariádine (2ª turma)

[02/10] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar / 3ª turma – com Yohana Ciotti

[01/10] Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas – com Ana Lucia Arbex

[01/10] Oficina de poesia: O delírio da palavra – com Tatiana Fraga

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[30/09] Onde vive o movimento nas narrativas? A potência de conviver com as imagens e manter o movimento – com Melissa Migliori

[29/09] Narrando Infâncias – com Gazel Zayad

[24/09] Literatura da interioridade: reflexões sobre espiritualidade antiga – com Arturo Gamero

[16/09] Conto de Fadas: Retorno ao País da Infância – com Marco Haurélio – 3º módulo

[08/09] Mergulho na História – Linhas, agulhas e teares com Ana Luísa Lacombe

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani