Oficina de Redação para o Vestibular: escrever pode ser transformador!

Sobre o curso

Um autor não nasce de um talento involuntário, mas sim do exercício da liberdade de escrever e da capacidade de corrigir e aprimorar o próprio texto sempre. Esse é o exercício da escrita que a Oficina pretende oferecer a você.

O objetivo da Oficina de Redação é que você, aluno do Ensino Médio e pré-vestibular, tenha a possibilidade de conhecer a própria escrita, descobrindo seu estilo e se acostumando ao exercício de rever e modificar o seu texto. A meta é ensiná-lo a ser o seu próprio editor e devolver a você a confiança nas suas produções textuais sem que, para isso, precise se apoiar em regras ou macetes, atualmente tão utilizados em cursos de redação e nada eficazes na hora das avaliações.

Mais do que uma relação entre professora e aluno, você vai estabelecer com a Lígia um convívio entre autor e editor. Com a experiência que possui em edição de livros, ela ensinará você a ser o editor do próprio texto, incentivando a sua autonomia na prática da escrita e oferecendo feedbacks detalhados sobre as suas produções.

Metodologia
Junto com os colegas de turma e a professora Lígia, você dedicará um dia da semana para ter aulas de redação, de interpretação de textos, de gramática, de literatura, de cinema e de filosofia. Com isso, desenvolverá o senso crítico e a capacidade de expressar-se com o apoio de diversas referências filosóficas e culturais. De Emicida à Simone de Beauvoir, você terá acesso a produções de grandes pensadores para descobrir o caminho da sua própria escrita.

As aulas terão duração de 3 horas e a metodologia estará apoiada em três pilares:

  • Discussão dos assuntos em destaque no mundo e apresentação de referências culturais, artísticas e filosóficas que se relacionem a eles.
  • Estudo e prática dos gêneros textuais mais cobrados nos exames vestibulares.
  • Conhecimento dos principais vestibulares e das técnicas de correção utilizadas por eles.

 

Programação

A programação da Oficina de Redação será organizada de acordo com os objetivos e necessidades dos alunos, de maneira que todos se sintam contemplados. Para isso, nas primeiras aulas, conversas e avaliações diagnósticas serão organizadas. Os temas trabalhados em cada aula também dependerão dos interesses dos alunos e dos assuntos em destaque.

 

Obs.: para matrículas após março, entrar em contato pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com

Quem é a professora?

Ligia Maria

Formada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e pós-graduada em Literatura infanto-juvenil, Lígia Maria atua como editora de livros há dez anos, com foco especial em educação e cultura. Exerceu cargos de edição em empresas diversas, como TV Cultura, Editora do Brasil, Martins Fontes, Saraiva e Somos. Atualmente é editora de livros didáticos de Língua Portuguesa e Linguagens no Grupo SM (Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio). Com experiência em docência, ministrou aulas no colégio Notre Dame (Campinas – SP) e no curso de Produção Textual Combinação Exata (Bauru – SP).

Quer mais informações?

Quando

de março a novembro/2020
Horários: Aulas às segundas-feiras, das 18h30 às 21h30

Onde 

A Casa Tombada
Rua Ministro Godói, 109
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05015-000
[ Google Maps ]

Público

Alunos do Ensino Médio, pré-vestibular e universitários com necessidade de aprimorar o texto.

Turma

20 pessoas

Investimento

R$3.840,00 dividido em 12 vezes no boleto (12x de R$320,00)
Desconto de 10% no pagamento à vista: R$3.456,00.
Material oferecido pela professora.

 

Outros cursos d'A Casa

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias