Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas – com Ana Lucia Arbex

Sobre o curso

Quem é professor sabe a importância do trabalho com o grupo de alunos quando o assunto são os conflitos e a relação entre os estudantes.

Esse curso vai apresentar a Assembleia Dramatizada, uma importante ferramenta que promove o envolvimento dos alunos em temas relacionados ao seu grupo, dando voz e protagonismo aos estudantes sob a coordenação do professor.

 

  • Objetivos do curso:
    Conhecer e discutir dinâmicas das assembleias dramatizadas;
  • Conhecer e vivenciar jogos teatrais aplicados nas assembleias;
  • Relatar situações de conflitos vividas em sala de aula;
  • Comparar situações e conflitos apresentados durante o curso com o cotidiano da sala de aula;
  • Assistir aos vídeos de assembleias dramatizadas e conhecer como diferentes grupos de alunos resolveram os conflitos discutidos;
  • Observar diferentes formas de registros;
  • Identificar as Assembleias Dramatizadas como ferramenta de inclusão;
  • Ler autores cujos textos conversam com a filosofia e objetivos das Assembleias Dramatizadas, dando dessa forma contorno e fundamento ao trabalho.

 

Cronograma

01/10
Apresentação dos participantes/ motivação para fazer o curso;
Justificativa da proposta;
Vídeos e registros sobre assembleias dramatizadas: “Fazer escondido” e “Respeito”;
Próximo encontro: discussão sobre leitura de texto da apostila I / até a página 07
*Introdução
*Justificativa
*O teatro e os jogos teatrais
*Ação e experiência

08/10
Discussão sobre o texto lido;
Vivenciar jogos teatrais: (relaxamento/ expressão corporal: temas: brigas, xingamentos, preconceito, desrespeito, empatia, diferenças…;
Apresentar o tema discutido em sala (Desrespeito), apresentação do vídeo e registro;
Próximo encontro: discussão sobre leitura de texto da apostila I / da página 07 até o final
*Roda de conversa
* As Assembleias (do aluno/ dramatizadas/ inclusivas)
*Registro
*Papel do professor

15/10
Discussão sobre o texto lido;
Relatar: Jogo do desenho coletivo e dramatização como elementos de inclusão (outras habilidades)
Mostrar o jogo: desenho coletivo feito pelos alunos (Vídeo e registro de dois grupos)
Próximo encontro: discussão sobre leitura dos textos da apostila II até pág. 2 (metodologia);
Trazer para o próximo encontro temas de assembleias acontecidos
na sala de aula.

22/10
Discutir texto lido e apresentar temas das assembleias;
Espaço para troca: relatos e/ou temas que aparecem nas aulas online;
Relato: história verdadeira (vídeo) slides 27 e 28 e registro (fotografar);
Ler apostila III (relatos de experiência)

29/10
Conversa sobre os relatos;
Relatar: Por que viramos as costas para o rio Pinheiros? projeto/assembleia;
Power Point – fechamento do curso com os depoimentos dos alunos:
Avaliação do curso (conversa e registro no chat)

Quem é a professora

ana lucia arbex

Ana Lúcia Arbex é pedagoga e atriz. Professora durante 32 anos do Ensino Fundamental. Trabalhou na Escola Gracinha de 1989 até 2018, ministrando aulas na educação formal e em curso extracurricular de teatro. Especialista em “Inclusão: Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças”, pelo Instituto Singularidades. Atualmente, está envolvida em projetos de formação de professores, com ênfase na inclusão e formação de grupos por meio das Assembleias Dramatizadas e de jogos teatrais, além de oficinas de teatro para educadores com foco no trabalho com alunos em sala de aula.

Quando

Dias 01, 08, 15, 22 e 29/10 (quintas-feiras)
Horário: das 19h às 20h30

Todos os encontros são gravados, portanto é possível fazer a inscrição após o início do curso e ter acesso ao conteúdo anterior

 

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Professores do Fundamental I e educadores em geral

Turma

20 pessoas

Investimento

R$ 200,00
10% de desconto para alunos que já participaram de cursos n’A Casa

PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário. Pagamentos online também têm desconto de 7%, mas estão disponíveis apenas para alguns bancos.

PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.

 

Outros cursos d'A Casa

[09/11] Escutas radicais: ecologia de práticas e práticas em ecologia – com Sebastian Wiedemann

[09/11] A linha e seus papéis: cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[04/11] Escritas de quarentena – com Tatiana Barbosa Cavalari

[28/10] Fantasia e design nos livros ilustrados como conceito e método – com Michaella Pivetti

[28/10] Narraturgia: de curtas-metragens a narração oral – com Gazel Zayad

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[23/10] “Eu me lembro”: escrita de memórias em fragmentos – com Tatiana Barbosa Cavalari

[21/10] Maria Gabriela Llansol: fragmentos de um Cor’p’oema – com Janaina de Paula

[21/10] Poesia como ato político – com André Gravatá / 3ª turma

[20/10] Abrir-se para a escuta: de si e do mundo – com Adriana Friedmann

[15/10] Uma mala corpo casa para viajar – com Jullipop

[14/10] Construindo um livro-casa pop-up: a Engenharia de Papel em prol da narrativa – com Gustavo de Magalhães

[14/10] O rito de passagem das fotografias: reinvenção de memórias – com Sandra Lessa e professores convidados

[10/10] Oficina de colagem: O que é ser criança? – com Sofia Lemos

[10/10] De infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[07/10] Dança da mão: desenho solto – com Biba Rigo

[06/10] Introdução à técnica do Papercutting/Kiriê – com Ariádine (2ª turma)

[02/10] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar / 3ª turma – com Yohana Ciotti

[01/10] Oficina de poesia: O delírio da palavra – com Tatiana Fraga

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[30/09] Onde vive o movimento nas narrativas? A potência de conviver com as imagens e manter o movimento – com Melissa Migliori

[29/09] Narrando Infâncias – com Gazel Zayad

[24/09] Literatura da interioridade: reflexões sobre espiritualidade antiga – com Arturo Gamero

[16/09] Conto de Fadas: Retorno ao País da Infância – com Marco Haurélio – 3º módulo

[08/09] Mergulho na História – Linhas, agulhas e teares com Ana Luísa Lacombe

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani