com Jorge Ramos do Ó
Sobre o curso
Este encontro procurará assimilar e fazer convergir os conceitos do caminhar e do conversar, forçando-os a uma convergência e a uma simultaneidade operativa. Aquela que nos remete para o jogo da pura alteridade e da reversibilidade da afetação – afetar e ser ao mesmo tempo afetado –, a partir de um número finito de possibilidades e propriedades estáveis, isoláveis e articuladas umas sobre as outras. Trata-se de entrar em relação, deixar o nosso domicílio e a ele regressar metamorfoseado. Nestes termos, somos levados a compreender que o trabalho da invenção se alimenta da constante transitoriedade de pontas que se vão soltando entre uma fala e outra fala, entre um e outro passo, entre esta imagem ou paisagem e aquela outra. Caminhar/conversar, isto é, trabalhar sem parar para atingir esse momento cintilante, esse hiato através do qual a relação interrompida entre duas palavras, entre duas esquinas, uma bifurcação ou um trilho inesperado vão produzindo uma relação estrutural de infinidade. É assim, da abertura e da abundância de possibilidades que aqui se trata ou, dito de outra forma, da evidência de que o ato da criação tem somente como seu intermediário a medida do desconhecido. No seu próprio acontecer, o caminhar e o conversar constroem situações indispensáveis para que a dispersão das existências e o dissenso crítico nos continuem a acompanhar.
Bibliografia
1- Careri (2020). Walkscapes: O caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili.
2- Gros, Fréderic Gros (2010). Caminhar, uma filosofia. São Paulo: É Realizações.
3- Heidegger, Martin (2008). Ensaios e conferências. Petrópolis e Bragança Paulista: Editora Vozes e Editora Universitária São Francisco.
4- Onfray, Michel (2009). Teoria da viagem. Porto Alegre: LPM Editores.
Sobre o professor
Jorge Ramos do Ó: Professor Associado com agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Professor Convidado programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Tem trabalhado temáticas relacionadas com os processos da criação no quadro das instituições de ensino superior e num contexto investigativo que articula história, filosofia e educação. O seu último livro intitula-se Fazer a mão: Por uma escrita inventiva na universidade.
Quando
Dia 01/10
das 10h às 12h e das 14h às 16h
curso com 4 horas de duração
Onde
Presencial
Rua Coronel Leme, 371
Bragança Paulista – SP
CEP: 12900340
Investimento
valor: 280,00
em até 10X
Pagar.me
Parcela única no boleto bancário OU
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito
PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito
*Estudantes matriculados nos cursos d’A Casa têm 25%
** Ex-estudantes têm 10% de desconto
* Moradores da cidade de Bragança Paulista e região têm 10% de desconto
VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos@acasatombada.com