Imersão de Voz: escuta, criação e afetos, com Nani Barbosa, Renata Gelamo e Ritamaria

Sobre o curso

Serão dois dias dedicados à escuta, investigação e criação vocal. Percorreremos caminhos que passam pela voz que ressoa dentro de nós, no campo sonoro, no corpo etérico e na escuta de paisagens sonoras. A voz que contém história, cheiro, temperatura, a voz do corpo inteiro que afeta o outro e também é afetada. Da palavra dita e seus sentidos à não-palavra, a voz que cria, que expõe desejos, delírios, belezas, cantos e que pode ser reconhecida em pleno estado de criação, a cada momento e respiro.
O convite é o de criar juntos um lugar de acolhimento onde o tempo possa ser dilatado, um espaço de escuta onde a expressão de cada participante se torne um campo privilegiado para o afeto, para a criação individual e coletiva. O processo culminará em um sarau-laboratório ao final da imersão.

Inscrições e informações: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScc2Hx298p4MpMDxiPn6E156muWHQvK5DwEGHlzgR4mG7UPRw/viewform
ou pelo email aartedavoz@gmail.com

Quem são as professoras?

Nani Barbosa é mestra em Música e Educação pela ECA – USP, especialista em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo – SP) e musicoterapeuta graduada pela Faculdade de Artes do Paraná. Na área da pedagogia do canto, tem atenção para o trabalho funcional da voz e do corpo, a criatividade, a expressão, a liberdade vocal e o desenvolvimento humano e artístico integrados. Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. É cantora, instrumentista, compositora e arranjadora dedicando-se aos projetos coletivos UMA (2019), Vozes Inquietas, Orquestra do Corpo e a seu trabalho solo, com destaque para o disco Naïf (2016).

Renata Gelamo, arte-educadora e produtora cultural, é graduada em Fonoaudiologia, mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes (Unesp). Professora do curso de pós-graduação Canção Popular: criação, produção musical e performance (Faculdade Santa Marcelina – FASM) e do curso de pós-graduação Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano (FACON/A Casa Tombada). Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. Integra o projeto Arte da Voz com Nani Barbosa e Ritamaria. Fundadora do Ateliê de Voz.

Ritamaria é cantora, compositora, provocadora, curiosa, investigadora da expressividade pessoal através do corpo-voz, da escuta e do som. Formada em licenciatura em música pela Universidade de São Paulo. Filiada ao FLADEM – Foro Latinoamericano de Educação Musical, atuando no Brasil como coordenadora da região Sudeste. É integrante do corpo docente do curso de formação em pedagogias abertas do FLADEM. Realiza oficinas e cursos ligados a voz e processos criativos em música no Brasil e América Latina com trabalho voltado à formação de professores, grupos artísticos, crianças e adultos. Em 2019 organizou uma jornada autogestionada pelo México, compartilhando oficinas e concertos em diversos estados do centro-sul do país.

Quando

Dias 01 e 02/02
das 9h30 às 18h30

Onde 

A Casa Tombada
Rua Ministro Godói, 109
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05015-000
[ Google Maps ]

Público

Qualquer pessoa pode participar, não é necessário ter experiência prévia com trabalhos vocais.

Turma

15 pessoas

Investimento

3 vezes – até 30 de novembro de 2019 – R$550,00 via transferência bancária (parcelas 30/11, 30/12 e 30/01)
2 vezes – até 30 de dezembro de 2019 – valor R$550,00 via transferência bancária (parcelas /12, 30/01)
à vista – R$500,00 via transferência bancária

Outros cursos d'A Casa

[01/02] Autorretrato Poético – oficina de pintura e poesia, com Anna Charlie e Daniel Ianae

[31/01] Sessão de contos: As Mil e Uma Noites e Budur e Camaralzaman, com Ana Luisa Lacombe

[29/01] Conversa sobre o livro “Nós – Uma Antologia de Literatura Indígena”

[27/01] Direitos Humanos na Leitura Literária – Lendo com a Infância e Juventude, com Penélope Martins

[25/01] Sessão de Histórias: A Rainha de Sabá, com Gislayne Matos Avelar

[25/01] Ateliê de Leitura, Escrita, Costura: Para além do funcionamento pleno, o fracasso é também um modo de ir, com Julia Panadés

[25/01] Curso de Imersão: A palavra e a escuta na voz da pessoa que conta histórias (em busca da justa medida do dizer), com Giuliano Tierno

[25/01] Oficina Quanta História numa História!, com Ana Luisa Lacombe

[23/01] Da Bruxinha aos Tantãs: conversa com Eva Furnari

[23/01] Diálogos com Bruno Munari: ateliê de criação de livros, com Camila Feltre

[22/01] As mil e uma noites: o poder da palavra feminina em Shahrazade, com Gislayne Matos Avelar

[22/01] Vem ser gauche! Processos de Criação e Bordaduras Uma homenagem às pessoas canhotas e às que gostam do lado B, com Eliane Tavelli

[21/01] Ateliê de Cantos e Versos, com Renata Gelamo e Ritamaria

[21/01] A Fantasia, o Design e a Literatura para a infância, com Michaella Pivetti

[21/01] Tocar o Abismo: bordar em grandes formatos, com Ângela Castelo Branco, e Rochele Beatriz

[20/01] Cultura Popular no Imaginário Infantil: Circo e Cordel – Coletivo Jacaré na Porta

[20/01] Oficina de criação de livro ilustrado, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/01] Justiça Restaurativa, uma Filosofia Prática, com Fernanda Laender e Heloísa Bonfanti

[17, 18 e 19/01] Vivência em uma Carroça

[15/01] Histórias do Babau

[13/01] Vivência de Reis

[15/12] BAZAR d’A CASA com novidades e homenagem a Hélio Leites

[08/12] Lançamento do livro “Lá no meu Quintal – o brincar de meninas e meninos de Norte a Sul”

Programação de Férias – Janeiro/Fevereiro de 2020

[09/12] Desenho antes do desenho com Kammal João

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal – Vale do Paraíba – 1ºsem/2020

[12/12] Exibição do filme Haux Haux – Retorno às raízes do povo huni kuin

[11/12] Contos africanos, com François Moïse Bamba

[15/11] Dois dias de fundamentos da arte griot, com François Moïse Bamba

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias