Livros, infâncias e materialidades com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

Sobre o encontro

O encontro com as duas professoras do curso de pós-graduação O Livro Para a Infância tem o objetivo de falar sobre como mediar livros que exploram a materialidade. São aqueles livros que temos dúvidas em como manusear e explorar seus limites – sanfonados, dentro de caixas, frente e verso – mas também os de capas dura, muito grandes, muito pequenos…

Afinal, dos bebês aos adultos, como fazer o convite à leitura com estes livros-objetos? Como notamos as sutilezas da materialidade como parte da narrativa? Como propor esta dança da leitura que estes livros permitem?

Leituras que vem e vão, abrem e fecham, mostram surpresas e instigam leituras sem fim: o que você gostaria de compartilhar conosco?

Quem são as professoras?

Camila Feltre

Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Defendeu em 2015 o projeto de mestrado: Experiências com livros que exploram a sua materialidade: mediações e leituras possíveis. Atuou como educadora em instituições culturais como Centro Cultural São Paulo, Espaço de leitura e Casa das Rosas. Atualmente oferece cursos e oficinas para crianças e famílias voltadas ao livro-objeto com foco no brincar. Trabalha com formação para professores em oficinas e cursos e é professora da Pós-graduação: O livro para a infância, na Casa Tombada, em São Paulo.

Cristiane Rogerio

Jornalista desde 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas, bem como agências de comunicação. Foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos além das funções usuais de edição e reportagem: escreveu e editou os livros-reportagem Bebês do Brasil e Por Um Mundo Melhor; coordenou a coletânea Contos do Quintal (onde também é autora); coordenou a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da qual hoje é jurada. Em 2010 fez parte da coletânea de artigos de A Arte de Contar Histórias – abordagens poética, literária e performática (Ícone Editora). Em 2012 lançou o livro infantil Carmela Caramelo (Ed. Cortez e Cangrejo Editores, da Colômbia). Em 2014 lançou o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias desde 2014 e é também educadora e colaboradora da A Casa Tombada.

Quando

23 de janeiro
(quarta das 19h30 às 22h)

Público

Interessados em discussões sobre livro pra infância, literatura e mediação de leitura

Turma

30 vagas

Investimento

R$ 50,00

Outros cursos d'A Casa

[31/01] 1 Encontro gratuito da Rede de Escolas Desmedicalizadas

[20/02] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/01] Simpatias pra Querer Bem | as palavras da Canção percorrem a nossa História Recital com Penélope Martins e Socorro Lira

[30/01] Oficina: Tudo o que é mundo pode ser escrita com: Coletivo do outro lado da rua

[30/01] A Música da História com Ana Luísa Lacombe

[29/01] Oficina: Bordar a Voz com Angela Castelo Branco e Renata Gelamo

[29/01] Inventório na Casa: uma conversa sobre livros informativos com Ana Paula Campos

[28/01 e 29/01] Chaves para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[27/01] CURSO: Canto Coletivo: um Brinquedo Divertido, com Cristiano Gouveia

[27/01] Sessão de Contos: Brincando e criando a sua história com Sambalelê

[25/01] Contos d’ As mil e uma noites com Gislayne Matos

[22/01] Conversa: EDUCAÇÃO = ESCOLA + CIDADE com Lourdes Atié

[22/01] Papel, dobra e recorte: criando livros com Camila Feltre, Fernanda Ozilak e Gabriela Ribeiro

[21/01 a 24/01] Curso: O poder das histórias de Shérérazade nas 1001 Noites com Gislayne Matos

[02/02] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia, com Ricardo Fiorotto

[21/01 a 26/01] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[Inscrições Encerradas] Artes Manuais para a Educação

[Inscrições Encerradas] Caminhada como método para a arte e educação

[ Inscrições Encerradas ] A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis

[01/02] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 1º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos – 1ºsem/2019